União do Oeste decreta Situação de Emergência

Assim como vários municípios da região oeste de Santa Catarina, União do Oeste também vem sofrendo com os inúmeros prejuízos causados pela estiagem, principalmente no setor agrícola. Na segunda – feira (26) após reunião com a Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC, o prefeito Everaldo Luis Casonatto, assinou o decreto de situação de emergência.

Conforme o levantamento da COMDEC, Secretaria de Agricultura, Epagri, Cooperativa e Sindicato , as estimativas de perdas em União do Oeste até então são:

Cultura de Milho: perda de 35%, equivalendo – se a 2.130 toneladas de grãos em uma área de 1.100 ha e um prejuízo de R$ 885.500,00.
Cultura de Soja: perda de 15%. Cerca de 270 toneladas de grãos em uma área de 750 ha e um prejuízo de R$ 198.000,00.
Cultura de Feijão: perda de 15%, equivalendo – se a 4,5 toneladas de grãos em uma área de 20 ha, resultando num prejuízo de R$ 5.250,00.
Produção de Leite: perda de 20% referente aos último 30 dias. Cerca de 240 mil litros e um prejuízo de R$ 192.000,00.

Além das perdas nas culturas e atividades agrícolas, a falta de água para o consumo animal também já é preocupante. Conforme o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Pedro Trentin, em algumas propriedades a secretaria já vem efetuando o trabalho de abastecimento, principalmente em aviários.