Agroindústria de Derivados de Cana de Açúcar é realidade em União do Oeste

Após muito trabalho, conhecimento de novas experiências, estudo, projetos, e uma grande expectativa em ter nova fonte de renda familiar, é que a família da Alcides e Anelita Roman, Leonir e Marli Roman, da comunidade de Linha Bonita, realizou um sonho.

Contando com o apoio e a parceria da prefeitura de União do Oeste através da secretaria de agricultura e meio ambiente, bem como, a parceria da EPAGRI e demais entidades colaboradoras, a família Roman conseguiu colocar em funcionamento em sua propriedade, a Agroindústria de Derivados de Cana de Açúcar.

A inauguração foi realizada na sexta – feira, dia 16 de dezembro, contando com a presença de agricultores, autoridades municipais e estaduais, bem como, representantes de empresas e entidades.
Conforme a família Roman, a base e o principal produto do novo empreendimento é a fabricação do açúcar mascavo, podendo mais tarde serem produzidos outros derivados. Buscando aumentar a divulgação e aceitação do produto, a família Roman conta e estará fortalecendo parcerias com cooperativas, o que segunda ela, facilitará uma melhor comercialização.

Satisfeita em ver sua agroindústria em pleno funcionamento, a família destaca:
"É preciso acreditar, pois tudo o que se faz com amor e dedicação dá certo", diz Alcides.

"Já tentamos muitas coisas na agricultura, como o cultivo de grãos que hoje não é mais suficiente, nos obrigando a realizar também a atividade leiteira que está sendo boa. Agora mais uma atividade que promete ser uma ótima alternativa para nós, e isso nos deixa feliz" ressaltou Anelita.

"Para aumentarmos nossa qualidade de vida no campo, precisamos buscar novas alternativas de renda, e graças ao apoio de vários parceiros como a Administração Municipal e a Epagri, está sendo possível melhorar a nossa realidade no campo", destaca Leonir Roman.

Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri de União do Oeste, José Gilmar Naibo, um grande passo foi dado até o momento. Lembra que a Epagri e a secretaria municipal de agricultura estiveram sempre presentes, com visitas, diálogos, busca de experiências, projetos, orientações, que somados ao empenho da família resultou numa nova fonte de renda dentro dos padrões exigidos pela legislação e o mercado consumidor.

Para o secretário de agricultura Pedro Antônio Trentin, ajudar na busca de novas alternativas e trabalhar em conjunto com os agricultores, também é um papel fundamental do poder público. "Ações como essa contribuem para a permanência das famílias na roça, evitando o êxodo rural", observa Trentin.

Marcando presença na inauguração o prefeito Everaldo Luis Casonatto e o vice – prefeito Celso Matiello, parabenizaram a família Roman pela nova alternativa adotada. Segundo o vice Celso, iniciativas como essas é exemplo para que outras propriedades busquem novas opções de renda, onde o poder público também se coloca à disposição para o fortalecimento da agricultura familiar.

Para o prefeito Everaldo, é um momento importante não só para a comunidade de Linha Bonita, mas para todo o município, pois a Agroindústria de Derivados de Cana de Açúcar além de ser uma fonte de renda própria da família Roman, também passa ser uma referência para novas iniciativas no meio rural. "Somos parceiros e continuaremos apoiando essas iniciativas que melhoram a renda e a qualidade de vida dos nossos agricultores", destaca Casonatto.

Ouça as Entrevistas: Audio Inauguração