Semana da Saúde Bucal é marcada com atividades nas escolas

De 24 a 29 de outubro é comemorado a Semana Nacional da Saúde Bucal. Para marcar esse momento a Prefeitura Municipal de União do Oeste através da Secretaria de Saúde, está realizando nos dia 24 e 25, ações educativas e preventivas junto aos alunos da rede municipal e estadual de ensino.

Sob a coordenação das odontólogas Glauciani Ziliotto e Luciana Beal, e com o apoio de colegas profissionais da unidade de saúde, foi realizado nesta segunda – feira (24) na Escola Reunida Municipal Ângelo Soletti, um teatro com fantoches, voltado para a importância da saúde bucal. Já na terça – feira (25) as profissionais estarão no Centro Municipal de Educação Infantil "Pingo de Gente" e na Escola de Educação Básica São Luis, onde serão realizados trabalhos com dicas, orientações, aplicação do flúor e escovação.

Conforme Luciana Beal, a Semana da Saúde Bucal também se dá em homenagem o dia do dentista, comemorado no dia 25 de outubro. Destaca que ao longo dos últimos quinze anos foram desenvolvidas várias ações voltadas à saúde bucal, como entrega de kits educativos, palestras e concursos de redação nas escolas, assim como, avaliação do câncer bucal na população adulta e entrega de kits com escova, cremes e fio dental. Lembra que neste ano está sendo proporcionado um teatro com fantoches, incentivando a higienização e a alimentação saudável.

Para a dentista Glauciani Ziliotto, é preciso que desde cedo as crianças tenham a consciência da importância dos cuidados com os dentes e a boca. Lembra que a escovação e o uso do fio dental após as refeições, os cuidados com os alimentos e as visitas regulares ao dentista, são hábitos que devem ser levados muito a sério, o que garante uma excelente saúde bucal, refletindo também na qualidade de vida e ótima saúde de todo o corpo.

Além das atividades na Semana da Saúde Bucal, a Secretaria Municipal de Saúde através de seus profissionais, proporciona mensalmente a escovação supervisionada e a aplicação de flúor nas escolas.