Agricultores concluem curso do Programa “Negócio Certo Rural”

Numa parceria entre Prefeitura Municipal de União do Oeste, o SEBRAE (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), foi realizado no município o Programa "Negócio Certo Rural", envolvendo 13 propriedades agrícolas e a participação de 16 agricultores e agricultoras de União do Oeste.

O encerramento do curso aconteceu na tarde de segunda – feira (22), com a entrega de certificados de conclusão aos participantes, momento em que também se fez presente o prefeito Everaldo Luis Casonatto, o vice – prefeito Celso Matiello e o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Pedro A. Trentin.

Sob a coordenação do instrutor do SEBRAE, Sérgio Vicari , as aulas proporcionaram conhecimentos para o melhoramento das atividades, organização e renda na propriedade rural, ensinamentos como: * Realizar um diagnóstico da propriedade e identificar novas oportunidades; * Organizar e Administrar a propriedade; * Verificar a viabilidade da idéia de negócio e o que é necessário para legalizar; * Venda dos produtos; * Aprender como ter lucro no negócio rural.

Conforme Sérgio, foram 36 horas de aulas teóricas somado a alguns acompanhamentos nas propriedades, sendo que agora, posteriormente aos ensinamentos, serão em média quatro (4 ) horas de consultoria em cada propriedade participante.

Segundo o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Pedro Antônio Trentin, o Programa Negócio Certo Rural foi realizado gratuitamente para os participantes, sendo desenvolvido em cinco (5) etapas.

A agricultura Eonice Cassaro da comunidade de Santo Antônio do Meio, destaca que foi uma grande oportunidade ter participado do curso, sendo que agora sabe e vai poder melhorar a organização e o controle dos gastos e receitas na propriedade.

Já o jovem agricultor Ricardo Lenhart, da comunidade da Barra da Europa, lembra que o conhecimento adquirido vai possibilitar melhorias no planejamento das atividades e um grande controle nos investimentos a curto, médio e a longo prazo.

Para o vice – prefeito Celso Matiello, a iniciativa de levar o conhecimento ao homem do campo reflete a preocupação da Administração Municipal com as atividades de sustentabilidade nas pequenas propriedades, que somado ao suporte técnico e profissionalizante do SEBRAE e o SENAR, possibilitou o aperfeiçoamento dos agricultores e a melhoria nas suas atividades.

O prefeito Everaldo Luis Casonatto parabenizou os participantes pelo empenho e interesse em se aperfeiçoar. Destaca que o conhecimento e a tecnologia também devem ser incluídas cada vez mais no meio rural, resultando em melhores produções e maior rentabilidade na propriedade. Lembra que além da prestação de serviços diários realizados através da secretaria de agricultura junto aos agricultores, tanto de profissionais técnicos como da patrulha agrícola, o governo municipal está buscando fortalecer o conhecimento nas famílias agricultoras.