Prevenindo a obesidade infantil é trabalhado na escola

Destinado aos alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da Escola Reunida Municipal Angelo Soletti, o Projeto “Prevenindo a Obesidade Infantil” teve início neste mês de abril, sendo uma ação do Governo Municipal de União do Oeste através da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação.

Na abertura oficial do projeto, foi realizada uma palestra com a nutricionista Catiane Zamarchi e a psicóloga Beatriz Gubert Biazi, buscando explicar aos alunos e professores como funcionaria o projeto. Durante o evento a diretora Sandra Alessi Piana, destacou a importância do projeto para a escola e pediu a colaboração dos alunos para as atividades a serem desenvolvidas.

O projeto vem ao encontro do Programa Saúde na Escola (PSE), que é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, e tem por objetivo promover ações de educação nutricional com intuito de estimular hábitos alimentares saudáveis e prevenir a obesidade infantil entre as crianças.

Conforme a nutricionista Catiane Zamarchi, a obesidade infantil é um sério problema de saúde pública que afeta cerca de 30% das crianças em idade escolar, tendo uma série de fatores envolvidos no ganho de peso. Doença que precisa de atenção e tratamento o mais cedo possível.

Neste ano de 2022 para a realização do projeto, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a aquisição da Coleção de Livros “Atitude Saudável”, para trabalhar o tema: “Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade Infantil”. Além desse material utilizado pela nutricionista e os professores das turmas durante as atividades do projeto, será disponibilizado o livro para as famílias acompanharem e contribuírem com o tema abordado.

Para o prefeito Valmor Golo, o projeto é uma importante ação para conscientizar as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável, o que vai refletir em bons hábitos alimentares para se tornarem jovens e adultos com uma melhor saúde.