Palestras Outubro Rosa/Novembro Azul com grande participação da população

Na última quinta-feira (28), o município de União do Oeste proporcionou à população uma troca de conhecimento sobre saúde do homem e da mulher. Foi realizada a palestra Outubro Rosa/Novembro Azul no ginásio municipal de esportes Pedro Piana.

Com a presença de autoridades locais, do urologista Paulo Caldas e da ginecologista Taciana Alflen, os presentes puderam entender mais sobre a importância da prevenção quando falamos de câncer de mama e colo de útero, e de próstata.

A ginecologista Taciana disse que a descoberta precoce das doenças faz toda diferença. “Câncer de mama e útero são as doenças que mais acometem as mulheres. Falando no câncer de mama, se descoberto precocemente tem chance de cura que beira aos 95%. Por isso da nossa missão de incentivar a mamografia e os exames preventivos”, alerta ela.

Taciana enfatizou que a pandemia dificultou o acesso das mulheres aos exames. “Estamos fazendo um chamamento para que as mulheres voltem a fazer seus exames, agora que o Covid está mais ameno. Precisamos dessa prevenção”, disse ela.

Paulo Caldas, urologista, destacou que 70 mil homens são acometidos pelo câncer de próstata todos os anos no Brasil. “E esse número se transforma em 15 mil mortes anuais. É o câncer mais frequente no homem, por isso, trabalhamos a prevenção como melhor maneira de reduzir esse número. O cuidado deve ser permanente, pelo menos uma vez por ano, independente de sintomas, pois o câncer não deixa alertas”, disse o médico.

A secretária de Saúde Julse Daniel disse que a palestra vai ajudar a população a melhorar a qualidade de vida. “Foi um momento de informação e que vai fazer a diferença na vida da população, já que sabemos que essas duas doenças, apesar de agressivas, podem ser curadas com o tratamento precoce”, disse.

Para o prefeito Valmor Gollo, o maior patrimônio de União do Oeste são as pessoas, por isso a importância do momento. “Foram palestras esclarecedoras em relação a importância da prevenção. Visitar o médico frequentemente é a forma mais eficiente de prevenir todas as doenças e a nossa parte como governo é cuidar da população, inclusive oferecendo conhecimento para que possam cuidar melhor da sua saúde”, finalizou.

Fonte: Jornal A Sua Voz