Problemas de abastecimento da CASAN serão resolvidos

Uma reunião entre o Poder Executivo de União do Oeste e o Superintendente Regional de Negócios do Oeste, Daniel Domingues Scharf, representante da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), discutiu, na manhã de segunda-feira (14), os problemas no abastecimento de água na cidade, principalmente em períodos de pouca chuva.

O prefeito Valmor Gollo lembra que há muito tempo a população de União espera por uma solução no que diz respeito às melhorias no abastecimento de água, garantindo que não falte água potável para o uso diário de quem mora na cidade e depende do abastecimento do CASAN. “Contamos com a atenção da CASAN nas devidas e necessárias ações a serem feitas, e estamos à disposição para contribuir naquilo que for do alcance do município”, destacou Gollo em reunião.

Conforme Daniel, a grande dificuldade que vem se prolongando desde o ano de 2020 é o período de estiagem que ocorre em todo o Oeste de Santa Catarina, o que diminui consideravelmente a vazão dos poços, dificultando o abastecimento como é o caso de União do Oeste. Destaca que diante de tal situação, algumas ações já estão sendo executadas como a ampliação do diâmetro da adutora principal, com uma nova tubulação.  Outra medida a ser tomada segundo Daniel, é a contratação de empresa especializada para a perfuração de um novo poço. “Será feito no mesmo terreno onde já existe o atual poço, na Linha São Luiz próximo à cidade. A ideia é a perfuração de um poço com aproximadamente 300 metros, que possa atender a demanda do consumo”, diz Daniel.

Destaca também que já está licitado para que seja feita em União do Oeste, a reforma de todo o sistema de abastecimento e mais um reservatório de 100 mil litros de água para abastecimento.  “Só estamos analisando toda a documentação da empresa que fará a obra e num breve segundo momento, com a assinatura do contrato, devem ser iniciadas as obras e com isso solucionar os problemas das épocas de estiagem, bem como, atender tranquilamente as demandas futuras”, informou o superintendente.

Além da presença do prefeito Valmor, na Superintendência Regional da CASAN em Chapecó, a reunião também foi acompanhada pelo vereador Edio Bianchet.