Município realiza a VII Conferência de Saúde

Com o objetivo de avaliar a situação da saúde, propor condições de acesso, acolhimento, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e desenvolvimento do controle social em âmbito municipal, estadual e nacional, o município de União do Oeste através da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (30) a VII Conferência Municipal de Saúde.

 

Tendo como temaSaúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, a conferência realizada no pavilhão comunitário São Luiz, na cidade, contou com a participação de representantes das comunidades, famílias, entidades e dos poderes legislativo e executivo.

 

Conforme Vitório Gubert, secretário municipal de saúde e coordenador da conferencia, as propostas discutidas e escolhidas no evento farão parte do relatório que será encaminhado e analisado na conferência estadual, e após na nacional. Lembra que são propostas escolhidas pela comunidade e poderão vir a ser executadas nos próximos quatro anos.

 

Representado o executivo o prefeito Everaldo Luis Casonatto e o vice-prefeito Celso Matiello estiveram presentes, onde na oportunidade destacaram o evento como um momento importante para a população tirar dúvidas, debater e sugerir propostas que resultem em mais saúde para os habitantes.

 

O prefeito Everaldo lembra que, conforme propostas da última conferência realizada há quatro (4) anos, o município conseguiu várias melhorias, como na questão do aumento de profissionais para atender, onde foi feita a contratação de mais uma assistente social, uma médica, uma enfermeira, aumento da carga horária da fisioterapeuta para atender a demanda, bem como, aumento da frota de veículos e melhorias na infraestrutura da unidade municipal de saúde, entre outras realizações importantes que deram resultados positivos.

 

Presente no evento e também representando a secretaria de desenvolvimento regional de Quilombo, esteve o gerente regional de saúde, Velonir Balen.

 

Na oportunidade do momento promovido, o governo municipal através do seu contador Alexandre Marcos Martinelli, realizou a prestação de contas do setor saúde. Na sequência os trabalhos seguiram com as palestras do médico André Magri, e do consultor e especialista em saúde pública, Elói Trevisan da cidade de Pinhalzinho – SC. Após o almoço oferecido gratuitamente aos participantes, foram realizados em grupos divididos, os debates, levantamentos e apresentação das propostas. Ao final da conferência e aproveitando a presença da população, foi realizada a apresentação do novo conselho municipal de saúde.