Secretaria de Saúde passa atender mais pacientes na hidroginástica

Buscando agilizar e dar melhores condições para atender as pessoas que precisam das terapias que já vinham sendo oferecidas, a Secretaria de Saúde sob nova coordenação, está fazendo alguns ajustes e melhorias, como no caso da hidroginástica.

 

Conforme a secretária Julse Daniel, o número de sessões por paciente que antes era 10, agora passou para 24. Neste ano de 2021 também o número mensal de pacientes atendidos passa ser 50, atendendo gestantes, pessoas com obesidade, idosos e pacientes com doenças crônicas.

 

A participação em sessões de hidroginástica requer primeiro a consulta e avaliação do médico da Unidade de Saúde.  Conforme o caso e havendo a necessidade, o médico indica e autoriza a terapia para o paciente. O atendimento continua sendo feito fora da Unidade de Saúde, no mesmo local da cidade, na empresa Boa Forma Academia.

 

Segundo os profissionais que realizam o atendimento, Miriam Tessaro e Henrique Piana (Licenciados e bacharéis em Educação Física pela Horus Faculdade), a hidroginástica melhora a força muscular, resistência, flexibilidade e equilíbrio. Comparada a exercícios terrestres, reduz o impacto sobre articulações e apresenta menor risco de lesões.  Por tudo isso, a prática é recomendada para melhorar a capacidade motora funcional e independência da população em geral. Além disso fortalece a saúde mental, fortalece as articulações e os músculos, queima calorias, previne as doenças crônicas, reduz o estresse e a ansiedade, ajuda a emagrecer, aumenta a resistência, melhora a circulação, tonifica os músculos e ajuda na recuperação óssea e muscular.