União do Oeste realiza Conferência da Assistência Social

Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social, a Administração Municipal de União do Oeste realizou na sexta-feira (30), a Conferência da Assistência Social.

Neste ano, com a temática “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, a Conferência buscou oportunizar um debate abrangente, capaz de acolher todas as questões que afetam o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a capacidade de garantir proteção como responsabilidade pública.

Para avaliar, apontar os caminhos, as estratégias, o fortalecimento e defesa do SUAS, foram trabalhados três eixos temáticos: Assistência Social: Direito do povo, Financiamento Público e Participação Social. Para cada eixo foram apresentadas três propostas em nível municipal, duas em nível estadual e uma em nível federal.

O passo seguinte foi escolher os delegados que representarão o município na Conferência Estadual. Para a esfera governamental foram escolhidos: Titular kaciana Fiorese e suplente Bárbara de Oliveira. Os representantes da Sociedade Civil escolhidos foram: 1º Titular Terezinha Balem, 2º Titular Maria Giovanoni e suplentes Maria Dalazem Tessaro e Nelcira Cuminiki.

A Conferência foi coordenada pela palestrante e mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais, Roselaine Klaus Camatti, da empresa Crescer Treinamentos de Chapecó – SC. A abertura do evento contou com a presença de autoridades e profissionais da Secretaria de Assistência Social.  Prestigiando a Conferência, o prefeito Celso Matiello destacou a importância da participação da comunidade para as conquistas e garantia de direitos.