Coronavírus: União do Oeste toma Novas Medidas

Em reunião nesta manhã de terça-feira (17) no gabinete do prefeito Celso Matiello, autoridades, secretários, diretores e servidores da saúde discutiram medidas e ações a serem tomadas no município para tentar conter a transmissão da doença Covid-19.

Em consideração a pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as orientações do Ministério da Saúde, em nível nacional, o posicionamentos dos governos federal e estadual, e orientações da AMOSC ( Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina), o governo municipal de União do Oeste decretou medidas para evitar surto de coronavírus. Com a incumbência de operacionalizar, monitorar e articular ações para o enfrentamento e resposta imediata à emergência de saúde pública, foi criada também uma Comissão Especial de Monitoramento do Coronavírus.

Entre as medidas estão:

• Suspenção pelo período de 7 dias  o atendimento ao público em todos os órgãos da Administração Pública municipal, exceto, nas unidades de atenção à saúde, de vigilância sanitária e no órgão municipal de proteção e defesa civil.
  • Fica proibido no município a realização de eventos, festas, festas de comunidades, encontros religiosos, bem como toda e qualquer forma de aglomeração ou reunião de pessoas, que importe, em um mesmo local, aberto ou fechado, público ou privado.
  • Fica vedada a emissão de alvarás e demais atividades que compreendam risco a saúde pública, conforme deliberação da administração pública municipal. (Alvarás e outros documentos podem ser retirados pelo site da Prefeitura: uniaodooeste.sc.gov.br)
  • Ficam suspensas as atividades dos grupos de convivência de idosos desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social, bem como as oficinas de taekwondo, música e atividades do Centro de Serviço de Convivência.
  • Ficam suspensas as atividades dos grupos de prevenção (Gestantes, Hipertensos, Diabéticos. Núcleos Ampliados de Saúde da Família – NASF), desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde.
  • Também estarão suspensas por 30 dias, a partir de quinta-feira dia 19 as aulas da rede municipal de ensino. (Aulas no estadual também estarão suspensas conforme decreto do estado).
  • Todas as Secretarias Municipais deverão manter rotinas de prevenção para conter a disseminação da COVID-19.
  • Os munícipes somente devem procurar a Unidade de Saúde em casos de emergência ou quando apresentarem, conjuntamente, quadro de tosse e febre alta, ou quando estiverem com dificuldade respiratória.

Outras medidas e informações nos DECRETO Nº 4.400 e DECRETO Nº 4.402

Segundo o prefeito Celso Matiello, nesse momento é preciso da colaboração de toda a população para com as medidas tomadas. “São decisões tomadas para evitarmos um mal que está perto e garantir a saúde de todos”, destaca Celso.