Agentes de Saúde em Ação

Fazendo parte da equipe de saúde municipal, os agentes comunitários de saúde ( ACS) são trabalhadores importantes dentro do Sistema Único de Saúde. Ambos trabalham com a comunidade da área, do bairro, da cidade ou da região rural para facilitar o acesso da população à saúde e prevenir doenças.

Em União do Oeste além das visitas diárias nas famílias no trabalho de orientação, registros, identificação de problemas de saúde e encaminhamentos, os ACS também participam em reuniões e capacitações.

Neste mês de junho foi realizado um trabalho com o grupo de gestantes, momento que as agentes abordaram assuntos sobre mitos e verdades na gestação e cuidados com o bebê recém-nascido.

Buscando o conhecimento, no mês de junho os ACS estiveram na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) sediada na cidade de Chapecó -SC. A capacitação abordou diversas temáticas voltadas à saúde, possibilitando melhorar a atuação das agentes junto à comunidade. Tal capacitação foi realizada nas parcerias entre a Administração Municipal de União do Oeste, Gerência Regional da Saúde de Chapecó e a UFFS.