Município terá Diagnóstico do Esgotamento Sanitário

Assim como outros município da região, União do Oeste busca solução para regularizar a situação do esgotamento sanitário no município, conforme determina a promotoria de justiça da Comarca de Coronel Freitas – SC.

“Quem previne, preserva. Água limpa, só com esgoto tratado”. Este é o tema da campanha que rege o projeto TRATAsan, um Diagnóstico de Esgotamento Sanitário que está sendo iniciado no município de União do Oeste com o apoio da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC através do CIDEMA (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente) e Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS.

Nesta sexta-feira (05) houve a capacitação e orientação de funcionários da prefeitura, principalmente as agentes de saúde e vigilância sanitária, que tiveram as orientações dos profissionais da ARIS, os engenheiros sanitarista e ambiental William Dill Arenhart e Eduardo Olivo.

Presentes na capacitação, o prefeito Celso Matiello e o vice-prefeito Fábio Antônio Agostinetto mostraram toda a preocupação e atenção que será dada para o andamento dos trabalhos.

Em União do Oeste haverá um levantamento da situação das residências quanto ao esgoto, onde através das agentes de saúde e demais profissionais, já na próxima semana será iniciada a aplicação de questionário em todas as residências da área urbana do município.

O objetivo é realizar levantamento da situação do esgotamento sanitário no município, definir ações e diretrizes para regulamentar a adoção das alternativas viáveis para tratamento de esgoto, salientando onde é viável continuar adotando o sistema individual e viabilizando a gestão dessa solução. Ponto fundamental, segundo os profissionais envolvidos no programa, é conscientizar a população sobre a necessidade de manutenção e limpeza periódica dos sistemas individuais de tratamento de esgoto domiciliar, conhecido como fossa séptica, seguido de filtro anaeróbio e sumidouro.

Conforme o engenheiro William, o diagnóstico é para identificar a situação atual e possibilitar definir políticas de saneamento no município para o esgoto, buscando solucionar problemas e realizar a gestão do esgotamento sanitário, além de aprovar perante a promotoria, a continuidade e ampliação da adoção do sistema individual de tratamento de esgoto, onde cada casa possuí seu tratamento.

William lembra que é importante a população informar a real situação do sistema de esgoto residencial existente, repassando às agentes de saúde as informações corretas. “Esse levantamento nos dará suporte e direcionamento para investimentos a quem couber e tomada de ações que venham a ser necessárias na área do saneamento básico, sempre no intuito de garantir melhor qualidade de vida da população”, destaca o engenheiro.