Palestra marca a conclusão do Projeto Adolescer Consciente

Projeto Adolescer Consciente forma mais 82 alunos

Na tarde da última quinta-feira (12) a Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o evento de conclusão do Projeto Adolescer Consciente neste ano de 2018.

Realizado no Centro de Múltiplo Uso, o momento contou com a participação de pais, alunos, professores, autoridades e profissionais da saúde e da assistência social.

Um dos momentos marcantes da programação foi a palestra “Ação Para Uma Vida Plena”, com o palestrante, psicólogo, coach e escritor do livro “Porque Sabemos o Que Sabemos e Não Fazemos”, Júnior Chisté. Com criatividade, carisma, dinamismo e alta performance no palco, o palestrante conseguiu conduzir o público para uma emocionante viagem de reflexão dentro de cada um, onde ao mesmo tempo transmitiu uma linda e impactante mensagem de vida para os alunos do projeto e a todos que participaram do evento.

Ao final do evento os alunos do projeto receberam os certificados de conclusão e Kits personalizados do projeto, seguindo na participação de um coquetel de confraternização juntamente com os pais e o público presente.

Conforme o prefeito Celso Matiello, investir e realizar boas ações com adolescente e jovens, refletirá numa sociedade futura mais tolerante, amigável e de bem com a vida.

O secretário de saúde Vitório Gubert, parabenizou os alunos pela conclusão do projeto e o empenho dos profissionais envolvidos, destacando a importância do conhecimento como forma de prevenção para uma vida mais saudável e feliz.

Segundo a psicóloga Beatriz Gubert Biazi, neste ano de 2018 o público alvo foram adolescentes de 13 anos acima, inseridos no 8º e 9º ano da Escola de Educação Básica São Luiz.  Lembra que o projeto foi criado em 2016 pela equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) que é formada por profissionais da saúde do município, juntamente com apoio de demais profissionais da atenção básica de saúde, somado aos profissionais da educação da Escola de Educação Básica São Luiz.

A necessidade de criar o Projeto Adolescer Consciente, também foi devido ao município ter altos índices de gravidez na adolescência, somado à preocupação e a procura da escola para se trabalhar o assunto sexualidade com os adolescentes e fortalecer a prevenção.

O projeto passou por uma avaliação em nível nacional pelo Ministério da Saúde, ficando entre os 20 melhores, sendo considerado como experiência exitosa. Desta forma fará parte de uma publicação técnica pela OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde).