Jovens Prestam Juramento à Bandeira

Num intercâmbio entre a 213ª Junta de Serviço Militar de União do Oeste e a 253ª Junta do município de Jardinópolis, foi realizada na manhã desta quinta – feira (14) a cerimônia de entrega de certificados de dispensa de incorporação (CDI) e juramento à bandeira. Envolvendo jovens alistados da classe de 1993 e anteriores, bem como, autoridades municipais dos dois municípios, a solenidade foi realizada na Escola Reunida Municipal Ângelo Soletti, em União do Oeste.

Conduzidos pelo 1º tenente e delegado da 18ª Delegacia de Serviço Militar, Paulo Tápia Borella, os jovens prestaram o seguinte compromisso:
"Dispensado da prestação do Serviço Militar inicial, por força de disposições legais, e consciente dos deveres que a constituição impõe a todos os brasileiros, para com a defesa nacional, prometo estar sempre pronto a cumprir com minhas obrigações militares. Inclusive a de atender às convocações de emergências e, na esfera das minhas atribuições a dedicar – me inteiramente aos interesses da pátria, cuja honra, integridade e instituições, defenderei com o sacrifício da própria vida".

O tenente Borella destacou a importância dos jovens estarem em dia com o serviço militar, tendo em mãos um documento que ao mesmo tempo em que firmam o compromisso com a pátria, lhes garante os direitos de cidadão brasileiro, seja para ingressar na faculdade, prestar concurso público, entre outros momentos em que o CDI será exigido. Aproveitando também a presença de professores e alunos, Paulo destacou o compromisso de cada cidadão para com a sua comunidade, onde cada criança, jovem, adulto ou idoso pode fazer a diferença, ajudando promover ações para a paz, a união e a qualidade de vida.

Representando o executivo municipal de Jardinópolis, o assessor de comunicação Idiomar Tessaro, parabenizou os jovens e destacou o que eles representam para a Pátria, a importância de suas ações na vida em comunidade.

Para o vice – prefeito de União do Oeste, Celso Matiello, foi mais um compromisso assumido pelos jovens. Destaca que mesmo dispensados do serviço militar, a partir de então, terão o compromisso com a comunidade em que vivem, buscando contribuir para uma sociedade cada vez mais justa, unida e fortalecida nos bons costumes.