Apicultores participam de Curso de Manejo de Colmeias

O município de União do Oeste através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e nas parcerias com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Quilombo, está realizando nos dias 14 e 15 de abril, o curso de Manejo de  Colmeias.

Sob a coordenação do instrutor do SENAR, Neuri Riboli, o curso é realizado com aplicação de teoria e prática, totalizando 16 horas.

Contando com a participação de apicultores do município, o curso tem por objetivo fazer com que a apicultora se torne também uma atividade econômica e um complemento de renda. Para isso segundo o instrutor Neuri, os apicultores precisam aprender a trabalhar com material padronizado e próprio para a atividade, além do conhecimento de com melhorar o processo produtivo, desde a formação dos apiários até a comercialização.

Segundo Neuri, além dos conhecimentos adquiridos no curso, a melhoria da produção vai depender da busca do apicultor por mais conhecimentos, intensificando os trabalhos e cuidados em seu apiário.

Segundo dados, atualmente no município a média de produção de mel por caixa, está entorno de 16 kg no ano, sendo que a média no estado de Santa Catarina é 20 kg. Conforme Neuri Riboli, dependendo também das boas condições climáticas, União do Oeste tem potencial para chegar a 40 ou 50 kg por caixa/ano. “Por ser uma atividade de baixo investimento, a produção de mel é uma excelente alternativa, onde neste ano dobrou o valor do quilo comparado com 2014, sendo que atualmente o mercado paga 10 reais por quilo” diz Riboli.