Estiagem: Governo do Estado repassa R$ 50 mil para União do Oeste

Governo do Estado repassa R$ 50 mil para União do Oeste para prevenção e combate aos estragos causados pela estiagem em 2020

Na manhã desta segunda-feira (25), o prefeito Valmor Golo informou que o município recebeu verba do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, destinada a prevenção e reparo aos danos causados pela seca em 2020.

Conforme estabelece a medida provisória Nº 232, de 23 de dezembro de 2020, a transferência de recursos emergenciais é para os municípios atingidos pela estiagem em 2020 no Estado, e que decretaram estado de emergência ou de calamidade pública em 2020 e foram homologados por decreto do Governo do Estado.

“Até o final de março pretendemos atender todos os municípios que se enquadram nos critérios para o recebimento do recurso. Esta é mais uma ação do Governo do Estado, que se soma a tantas outras, para apoiar o setor produtivo e reduzir os impactos da estiagem no meio rural catarinense”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva.

A prefeitura de União do Oeste já vem realizando trabalhos como construção de fontes modelo caxambu, bem como, transporte e abastecimento em algumas propriedades com dificuldades pela falta de água. Segundo o prefeito Valmor, o recurso recebido será um auxílio para complementar o investimento que a administração já vem destinando para resolver inúmeros problemas com a falta de água.

Ainda no mês de fevereiro deste ano 2021, o Governo do Estado por meio da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), fez o repasse para União do Oeste, de um (1) Kit para o transporte de água potável às famílias necessitadas. O kit é composto por uma moto bomba, mangueiras, cintas de amarração e dois reservatórios com capacidade para 5 mil litros de água.