Município toma novas medidas para garantir o equilíbrio das contas

Queda na receita leva município a tomar novas medidas para garantir o equilíbrio das contas públicas

Além da adoção do turno único de trabalho em alguns setores desde o mês de agosto, a Prefeitura de União do Oeste tomou novas medidas devido à crescente crise econômica que acarreta redução na arrecadação e no repasse dos recursos aos municípios.

Segundo relatório elaborado pelo setor contábil, financeiro e controladoria, em análise a receita corrente orçada para o exercício de 2015 e em comparação com a receita arrecadada até 31 de agosto deste ano, e projetando uma arrecadação para os próximos quatro (4) meses com base no que está sendo arrecadado, o município vai encerrar o ano com déficit, caso continuar prestando normalmente todos os serviços no atendimento em andamento e planejados.

Diante da situação, visando sanar o possível déficit e evitar que os gestores municipais recebam as penalidades constantes na lei de responsabilidade fiscal, é que a controladoria do município juntamente com o departamento contábil e financeiro, recomendou que fossem tomadas medidas urgentes de redução de despesas futuras, análises das despesas já empenhadas e não liquidadas, para possíveis anulações, além do estudo de um mecanismo que aumente a receita própria do município.

Nesta semana ( segunda-feira 21) após reunião com secretários, técnicos e controle interno, o governo municipal passou a executar algumas medidas necessárias para garantir o equilíbrio das contas públicas municipais.

De acordo com o poder executivo municipal, as medidas incluem a redução de contratos de prestação de serviços, suspensão das horas extras e diárias de funcionários, redução de ligações telefônicas, despesas com energia elétrica e suprimentos internos. Ainda ficou decidido com o secretariado, que cada secretaria municipal irá realizar somente serviços de caráter essencial e urgente até regularizar a situação financeira.

Ouça a entrevista com o contador Alexandre Marcos Martinelli ( Repórter Dovaldo Palmorio). Entrevista realizada em 24.09.2015.