Transporte de pacientes para o Hospital deve acontecer em casos de urgências e emergências

No último final de semana, o motorista de plantão da Unidade Básica de Saúde (UBS) de União do Oeste fez 17 viagens ao Hospital de Pinhalzinho para o transporte de 23 pacientes. A quantidade é considerada alta e requer mais atenção dos pacientes da necessidade de realmente precisar ou não se deslocar até o Hospital para o atendimento médico.

O número de atendimento de pessoas de União do Oeste, no final de semana, atingiu 10% de todos os atendimentos da equipe do Hospital. Foram 203 casos, nenhum de classificação de emergência ou urgência. É importante se ater a necessidade real de se deslocar ou não até o Hospital, os cidadãos precisam ter responsabilidade no momento de acionar a equipe de plantão, para não tirar a vaga de um paciente que realmente precisa.

É importante esclarecer à população unioestense quais são os principais sintomas classificados como de urgência e de emergência, para solicitar o transporte da UBS até o hospital em finais de semana ou fora de horário dos profissionais de saúde da Unidade de forma imediata. Podem ser classificados os seguintes sintomas: acidentes de trânsito, dor no peito, choques elétricos, dificuldades respiratórias intensa, convulsões, reações alérgicas, picadas ou mordida de animais peçonhentos, cortes profundos, hemorragia e queimaduras extensas, desmaios, sintomas de derrame, grandes queimaduras e gestantes com contrações com duração maior de 45 segundos, perda de sangue ou líquido.

A população precisa entender que a Unidade de Saúde tem apenas um motorista de plantão e um de sobreaviso. Por este motivo, deve procurar o atendimento quando realmente não está bem. Esta orientação vale para todos os munícipes de União do Oeste.