Vigilância Epidemiológica do Estado esteve em União do Oeste

Na manhã desta quinta-feira (4), a equipe da Vigilância Sanitária da 4ª Regional de Chapecó e a Diretoria da Vigilância Epidemiológica de Florianópolis estiveram na Unidade Básica de Saúde (UBS) de União do Oeste. Aconteceu uma reunião para relatar as medidas adotadas pelo município para conter os casos de dengue.

Na oportunidade, a secretária de saúde Julse Daniel relatou que foram feitas varreduras em todos os terrenos e imóveis, fumigação na cidade e campanhas de conscientização. “Na Unidade, aumentou a demanda dos atendimentos e a distribuição de remédios. Nossa equipe trabalhou muito para continuar atendendo os casos rotineiros, mais os pacientes com sintomas de dengue, foi um período difícil, mas conseguimos dar uma boa resposta”, destacou a secretária Julse.

A equipe técnica da UBS fez uma explanação de gastos adicionais realizados para combater a proliferação do aedes aegypti e atender os pacientes com sintomas. Nesse sentido, os representantes da Diretoria da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina orientaram os profissionais sobre alguns caminhos para solicitar recursos adicionais, junto ao Governo do Estado.

O prefeito Valmor Golo participou da reunião e agradeceu o empenho dos servidores pelo trabalho prestado. “Foi um momento difícil, ouvi diversos relatos de quem contraiu a dengue que é uma doença que traz mal-estar e dor. Mais uma vez, o trabalho dos servidores da saúde foi essencial para ajudar essas pessoas, tanto quem contribuiu para diminuir os focos do mosquito até quem atendeu os pacientes, todos são merecedores do agradecimento”, destacou Golo.

A orientação para os proprietários de terrenos e moradores é para continuarem vigilantes. Faz-se necessário manter o ambiente da casa e o terreno sem água parada. A única maneira de combater a dengue é não permitindo a proliferação do mosquito aedes aegypti.