Conservação do Solo e da Água – Sustentabilidade das Futuras Gerações

O solo e a água são a base para todos os sistemas de produção. Sua conservação é de fundamental importância para a sustentabilidade das futuras gerações. Pensando assim é que a Epagri de União do Oeste realizou na sexta – feira (04/10) uma Reunião Técnica sobre Integração de Lavoura e Pecuária, com destaque para a importância do manejo e conservação do solo e da água para a manutenção do sistema.

Realizada na propriedade do agricultor Adir Antônio Smaniotto, na comunidade da Linha São Luiz, o momento contou com a participação de agricultores e agricultoras do município.

Conforme o Engenheiro Agrônomo da Epagri, José Gilmar Naibo, que coordenou a reunião e palestrou sobre os assuntos, foi um momento para repensar algumas práticas já quase esquecidas e que devem ser retomadas e desenvolvidas para a conservação da terra e da água. Entre os pontos levantados e os exemplos citados pelo agrônomo, esteve a produção de leite, atividade realizada na maioria das propriedades. Segundo Naibo, em muitas propriedades a atividade tem causando alguns aspectos negativos pelo fato de não haver a rotação de culturas nos terrenos onde é produzido o pasto para os animais leiteiros. Lembra que o plantio de uma cultura apenas, por vários períodos consecutivos, leva o aparecimento de pragas, doenças e o enfraquecimento do solo. "Entendemos que se torna mais difícil fazer a rotação de culturas quando a propriedade é pequena, mas precisamos repensar algumas situações e achar meios para trabalharmos corretamente o solo e garantirmos a sustentabilidade no presente e no futuro", destacou o engenheiro da Epagri.

Para o agricultor Adir Antônio Smaniotto, a reunião trouxe grandes conhecimentos para os participantes uma vez que, foi mostrada a realidade do dia a dia na agricultura e o que pode ser feito para melhorar. Destaca que em sua propriedade já está adotando vários cuidados para manter a qualidade do solo e da água, onde uma das práticas é a cobertura correta do solo. "Precisamos estar conscientes que não podemos apenas tirar da natureza o nosso sustento, mas cuidar dela, conservar os recursos naturais que vão garantir também o sustento dos nossos filhos e netos", diz Adir.

Presente na reunião o vice – prefeito Celso Matiello parabenizou a iniciativa da Epagri e o trabalho feito junto aos agricultores. Segundo Celso, a Epagri tem um papel muito importante no município onde juntamente com a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, grande ações tem sido feitas para o aperfeiçoamento dos agricultores, a melhoria das atividades rurais e a qualidade de vida no campo.

Ouça as entrevistas com o repórter Dovaldo Palmorio – Audio 1: Entrevista com o agricultor Adir. Audio 2: Entrevista com o Engenheiro José.