AGRICULTORES E TÉCNICOS CONHECEM NOVAS EXPERIÊNCIAS EM FEIRA DO AGROLEITE

A busca de novas opções para melhorar o sistema de produção de leite e reduzir custos efetivos é de suma importância para a sobrevivência da atividade a nível mundial. O sucesso da atividade é resultado da soma de vários fatores que contribuem para o alcance do objetivo. Alimentação balanceada, genética, manejo e bem-estar animal são itens básicos que as propriedades leiteiras devem perseguir.

Foi com essa "visão" que produtores do município e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura de União do Oeste, estiveram nos dias 15 e 16 de agosto visitando a Feira Agroleite, na cidade de Castro – PR. A visita teve por finalidade conhecer as novas tecnologias na produção de leite, em especial a produção de leite pelo Sistema Free Stall.

Segundo os técnicos agrícolas, Oli Soletti e Moacir Daniel, que estiveram acompanhando a visita na feira, no sistema Free Stall os animais ficam confinados durante o ano inteiro e recebem alimentação adequada nos comedouros dentro do confinamento. "São necessárias instalações mais complexas para abrigar os animais e manejar os resíduos resultantes", diz Moacir.

Oli destaca que o Free Stall é um sistema composto por um galpão destinado para o descanso das vacas em lactação, com "camas", que podem ser feitas de diversos materiais, de acordo com o desejo do produtor. Em anexo à área de descanso estão os comedouros, bebedouros e o controle de limpeza do corredor de dejetos. A sala de ordenha deve estar ligada ao galpão de confinamento para melhor manejo das vacas na ordenha.

O Secretário Municipal de Agricultura, Itacir Riboldi, destaca que a viagem de conhecimento foi bem produtiva, sendo mais um incentivo da Secretaria Municipal de Agricultura que vem apoiando os agricultores para que consigam melhorar suas atividades e a renda nas propriedades. Segundo ele, um dos pontos fortes na produção de leite no município é a questão genética, um trabalho de melhoramento feito ao longo dos anos e constantemente pela equipe técnica, junto aos produtores.

Ouça a entrevista com o técnico Oli Soletti. Reportagem: Dovaldo Palmorio (AUDIO ENTREVISTA)