Mostratec 2012 – União é destaque entre 20 países

Com o projeto "Esterilização por Ozonólise", primeiro lugar da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, a Escola de Educação Básica São Luiz de União do Oeste participou de 23 a 26 de outubro da Mostratec 2012 (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que aconteceu em Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul.

Disputando com jovens pesquisadores de 20 países e cerca de 350 projetos, os alunos Anderson Carlos Pianesola (15 anos) e Gabriel Cassaro (15 anos) da 2ª série do Ensino Médio, juntamente com a coordenadora, professora Julce Daniel, conquistaram a sexta colocação do evento, garantindo credenciamento para participar na FENECIT (Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia), em Recife (PE) no ano 2013.

Para os alunos Anderson Carlos Pianesola e Gabriel Cassaro, foi algo surpreendente e inesquecível.
"Participar da Mostratec 2012 foi um sonho. Lá disputamos com os melhores e conhecemos pessoas de diversas nacionalidades, sem contar a experiência e a troca de conhecimentos que tivemos conhecendo também outros projetos muito interessantes", destaca o aluno Gabriel.
"Estou muito feliz pela oportunidade que tivemos e por chegarmos tão longe. Agora vamos nos dedicar ainda mais, pois, no próximo ano estaremos representando novamente a nossa escola e o nosso município em outros grandes eventos, e talvez possamos levar adiante o nosso projeto para concretizar novas formas de melhorar os trabalhos nas indústrias, empresas e órgãos governamentais, preservando e facilitando a vida do homem em relação ao meio ambiente", diz Anderson.

Conforme a coordenadora Julce, foi mais uma grande conquista para a escola, o município e a região uma vez que, já nesse mês de outubro também havia sido conquistado o 1º lugar na feira do estado e garantido vaga para a Mostratec 2013. "Estivemos nesse evento internacional pois queríamos ir além e testar o potencial dos nossos alunos, e graças ao esforço de todos os envolvidos conseguimos um resultado inédito, mostrando que vale a pena investir nas novas iniciativas e nos novos talentos que surgem no ambiente escolar", destaca a professora. Lembra e agradece aos parceiros que ajudaram para que estivessem participando dos eventos, entre eles a direção da escola, a Câmara de Vereadores, a Prefeitura de União do Oeste e a Secretaria Regional de Quilombo.

O que é a Mostratec
É a maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul, realizada anualmente no Brasil pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico.

A Mostratec conta com a participação de 350 projetos de pesquisa, do Brasil e de vários países, além de eventos paralelos como: SIET- Seminário Internacional do Ensino Técnico, Salão de Inovação, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. A Feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.

A cada ano vem aumentando o número de visitantes e participantes, dentre eles empresários, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral, tornando a Mostratec um dos principais eventos educacionais do país.