Fábrica de Gelo traz melhorias em empresa familiar

Está em recente funcionamento no município de União do Oeste um novo empreendimento para a industrialização familiar. A fábrica de gelo é fruto da necessidade e a busca da família Cassaro, por novas tecnologias para melhorar a indústria familiar, bem como, fruto do empenho da Prefeitura de União do Oeste na busca por parcerias federais para a realização das ações no campo.

Ainda no ano de 2009 a prefeitura encaminhou projeto junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura, buscando recursos para o município obter uma máquina de gelo (fábrica de gelo) para ser utilizada na indústria de peixes, localizada no município. Após três (3) anos o município, com a parceria do Governo Federal através do Ministério da Pesca e Aquicultura, foi contemplado nesse mês de junho de 2012 com a tão esperada fábrica.

Na forma de concessão de uso a fábrica de gelo foi instalada junto a INPESCAL – Indústria de Peixes Cassaro, localizada na comunidade de Santo Antônio do Meio. Com a capacidade de produzir diariamente 1.200 kg de gelo em escamas, a máquina vem para suprir a necessidade enfrentada pela indústria para garantir uma melhor conservação do peixe, agilizando o processo de abate e melhorando a qualidade da carne.

Conforme os proprietários Roberto Cassaro e Roselei Gollo Cassaro, com a máquina é possível economizar tempo e dinheiro. Lembram que até então o gelo era comprado e transportado da cidade de Chapecó até a indústria. Outro transtorno era a espaço ocupado pelo gelo, ocupando parte da câmara fria na qual ficava a produção. Conforme Roberto, com a fábrica de gelo tudo muda, já que o gelo produzido pode ficar estocado no depósito da própria máquina, liberando o espaço até então ocupado na câmara fria.

Um pouco da história da INPESCAL
Há 11 anos que a indústria existe. Iniciou e foi conduzida ao longo dos anos pelos pais e filhos da família Cassaro, sendo os pais Joveli e Odila, e os filhos Roberto, Darci, César e Eloi.

Entre as dificuldades enfrentadas pela família durante o início da indústria, a comercialização do produto e a busca por espaço no mercado consumidor, foram marcantes. "Para vender e tornar conhecido o produto, a venda era feita pessoalmente de porta em porta", conta Roselei.

Buscando se adaptar a nova realidade e a melhoria de todos, já que cada filho constitui novas famílias, após acordo e decisão familiar a família Cassaro deixa de trabalhar em sociedade onde diversas atividades eram desenvolvidas em conjunto, passando assim cada filho de Joveli e Odila, desenvolver sua própria atividade. Sendo assim o filho Roberto optou pela Indústria de Peixes a qual cerca de um (1) ano vem conduzindo somente com sua família e alguns funcionários contratados.

Transporte, Produção e Comercialização:
Atualmente a indústria adquire a peixe tilápia de 15 municípios, sendo o transporte feito pela própria empresa, que utiliza um caminhão equipado com caixas térmicas e oxigênio, mantendo os peixes vivos até o abate.

Conforme Roberto, o abate na indústria é mais intenso no período de verão, sendo que a média anual é de 150 toneladas, das quais 40 toneladas são próprias da família Cassaro, já que Roberto mantém uma parceria com os demais irmãos que desenvolvem a atividade da produção de peixes. Depois de industrializado o filé da tilápia é comercialização em toda a região.

Avançar ainda mais…
De olho no futuro e nas oportunidades do presente o casal Roberto e Roselei, que possuem três filhos: Diana, Jardel e Rubens, pretendem avançar ainda mais. Já sonham em adquirir um novo equipamento para a indústria. Conforme o casal, seria uma máquina para auxiliar na limpeza do peixe, pois, atualmente o sistema é todo manual, o que dificulta para que haja aumento da produção a fim de expandir as vendas e atender com mais rapidez os clientes.