Vacinação contra Influenza vai até 25 de maio

A campanha nacional de vacinação contra influenza tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população de 60 anos e mais de idade, nos trabalhadores de saúde das unidades que fazem atendimento para a influenza, nas crianças da faixa etária de seis meses a menores de dois anos, nas gestantes, povos indígenas e pacientes com comorbidade.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio das secreções das vias respiratórias de pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos contaminadas por secreções respiratórias que podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte.

Em União do Oeste a vacinação vai até o dia 25 de maio, sendo feita diariamente no Posto de Saúde e em horário de expediente normal, mediante apresentação da carteirinha de vacinação.

Segundo a enfermeira do Posto Municipal de Saúde, Márcia Pulter, mesmo com as vacinas em dia, é preciso seguir as normas de higiene com as mãos e com os alimentos. Evitar ficar em locais fechados e com muitas pessoas, evitar ar condicionado sujo e sempre proteger a boca e ou o nariz quando for tossir e espirrar, pois tudo isso pode levar a contaminações de doenças.