Palestras sobre “Bullying” são realizadas nas escolas

A Prefeitura Municipal de União do Oeste através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e juntamente com o CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social, proporcionou nos dias 10 e 11 de agosto, nas escolas da rede municipal e estadual de ensino, palestras abordando a temática "bullying".

Ministradas pela psicóloga Gisele Mozer, as palestras procuraram esclarecer sobre o assunto "bullying", termo utilizado que serve para descrever atos de violência física ou verbais, intencionais e repetitivas, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor ou angústia, sendo executadas em uma relação desigual de poder.

Conforme a psicóloga Gisele, durante as palestras também foram utilizados vídeos e imagens que remeteu a comunidade escolar a uma reflexão sobre os "males" do bullying, suas consequências e traumas causados nas pessoas que sofrem ou já sofreram algum tipo de agressão, bem como, quais atitudes devem ser adotadas perante o bullying. Gisele lembra que, as crianças ou adolescentes que sofrem o bullying podem se tornar adultos de baixa autoestima e com pensamentos e sentimentos negativos diante do mundo e de sua própria vida. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo inclusive, contrair comportamento agressivo.

Conforme a Assistente Social Lucivane Matiello, as palestras foram uma iniciativa dos profissionais que atuam no CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social, e também faz parte do projeto "Promovendo a Cidadania". Lucivane destaca que o objetivo do trabalho nas escolas, ao mesmo tempo em que alertou e informou, foi conscientizar e prevenir contra a prática do bullying no ambiente escolar e também fora dele.

A iniciativa de tais eventos nas escolas, contou também com a parceria da Escola Reunida Municipal Angelo Soletti e da Escola de Educação Básica São Luiz, que proporcionaram o espaço e a liberação de alunos e professores para assistirem as palestras.