CRAS é Implantado no Município

Desde o mês de maio deste ano de 2011, a comunidade uniãooestense passou a contar com o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Sua implantação foi uma exigência e ao mesmo tempo uma parceria do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, o qual repassa mensalmente um valor financeiro ao município para o desenvolvimento dos trabalhos. Em contra partida o Governo Municipal disponibiliza o espaço físico, equipamentos e os profissionais que prestam o atendimento para a população referenciada.

Conforme a assistente social de União do Oeste, Lucivane Matiello, o principal objetivo do CRAS é o desenvolvimento de trabalhos com as famílias. Dessa forma é responsável pela oferta do Programa de Atenção Integral às Famílias – PAIF. Este trabalho é voltado para o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares e também contribui no processo de autonomia e emancipação social das famílias, rompendo o ciclo de reprodução da pobreza e evitando que as pessoas tenham seus direitos violados.

"Além da realização de um trabalho de fortalecimento das famílias, o CRAS estará oferecendo também, cursos em diversas áreas, proporcionando conhecimento e possíveis novas fontes de renda nas famílias", destaca Lucivane. Lembra ainda que, o público prioritário dos cursos serão as famílias que recebem o benefício do Programa Federal Bolsa Família, as que estão em alguma situação de vulnerabilidade social ou que a equipe técnica do CRAS identificar.

Para o prefeito Everaldo Luis Casonatto e o vice – prefeito Celso Matiello, a implantação do CRAS é uma importante ação que vem de encontro às pessoas que mais precisam do apoio do poder público em suas estruturas familiares, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

O CRAS de União do Oeste está localizado no prédio próximo ao Posto de Saúde, na Rua Chapecó, com atendimento diário das 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:30 horas.