Escola São Luiz – "35 Anos Construindo Conhecimentos"

UMA HISTÓRIA DE TRABALHO, DEDICAÇÃO E SUCESSO

Todo processo de ocupação de um espaço tem sua história. O município de União do Oeste começou a ser colonizado aproximadamente há 60 anos. Juntamente com seu desenvolvimento temos a criação da escola.

O atual município de União do Oeste, tem hoje aproximadamente 3.336  habitantes, teve suas origens em meados dos anos 45, com algumas famílias italianas oriundas do Rio Grande do Sul. Cabe ressaltar que algumas famílias de caboclos já habitavam a região quando os italianos chegaram.

As primeiras famílias que aqui chegaram logo procuraram organizar uma sociedade baseada na sua cultura. A maioria pertencentes a religião católica. Escolheram como padroeiro São Luiz Rei da França. Posteriormente este padroeiro deu nome a comunidade bem como a própria escola.

A partir de 1952, começou a funcionar a primeira escola local, construída em terreno cedido por moradores da comunidade. Em 1996, na comunidade de São Luiz Rei da França, município de Coronel Freitas surge a primeira escola pertencente a Rede Municipal  de Ensino, a qual passa a denominar-se Escola Municipal São Luiz. Em 1964 a escola passa a pertencer a Rede Estadual de Ensino, passando a denominar-se Escola Isolada Estadual São Luiz.

Com o decorrer dos anos houve a necessidade de criar a Escola Básica, devido a grande demanda de matrículas. A escola passa a funcionar com um número de 188 alunos distribuídos em 04 turmas de 5ª séries, em salas adaptadas no salão comunitário. Em julho de 1976, foram iniciadas as atividades de construção do novo prédio escolar, concluído e inaugurado em abril de 1977.

Com o aumento populacional a Lei nº 1104 de 04/01/1988 cria o município de União do Oeste. No ano seguinte, a direção, professores, autoridades e munícipes lutaram pela criação do 2º Grau, hoje denominado Ensino Médio. O mesmo foi aprovado e autorizado no mês de dezembro de 1989, com a denominação Colégio Estadual São Luiz. Em 2000 o nome foi mudado para Escola de Educação Básica São Luiz o qual perdura até hoje.

A Escola de educação Básica São Luiz é a única unidade do município que ministra o Ensino Fundamental e Médio e concentra a maior parte da população estudantil nestes níveis.

No decorrer dos 35 anos de sua existência, a escola atendeu turmas de pré-escolar, Ensino Fundamental nas séries iniciais e séries finais e  Ensino Médio. Durante o período de 35 anos de sua existência teve como missão desenvolver as potencialidades dos educandos com o objetivo de formar cidadãos capazes de progredir no trabalho e nos estudos.

De acordo com os registros escolares, até o momento 1.307 alunos concluíram o Ensino Fundamental e 585 alunos concluíram o Ensino Médio. Muitos alunos que estudaram nesta escola são profissionais atuantes nas mais diversas profissões, que certamente continuam fazendo parte dessa história.

Nesta data especial, a Escola de Educação Básica São Luiz quer manifestar seu agradecimento a todas as pessoas que colaboraram para o crescimento e desenvolvimento da educação nestes 35 anos. A nossa gratidão a todos.

Depoimentos:

"O estudo é um bem precioso que devemos cultivar a cada dia. Além de ser um complemento na educação dos alunos que deve ser iniciada no "berço" da família, a Escola é o lugar que oferece inúmeras condições para o desenvolvimento do indivíduo. Pensando desta forma que parabenizamos a Escola de Educação Básica São Luiz, a todos os seus profissionais pelo brilhante trabalho prestado para a comunidade nesses 35 anos de história. Através dessa escola muitas personalidades foram formadas e que hoje somam para o engrandecimento do nosso município" – Prefeito de União do Oeste, Everaldo Luiz Casonatto.

"A Escola de Educação Básica São Luiz vive um grande momento. Momento em que celebra os obstáculos vencidos e as vitórias alcançadas. Ao longo dos anos foi uma importante colaboradora para a formação de muitas pessoas. São 35 anos de missão e compromisso em oferecer o melhor para os nossos filhos". Parabéns!  – Vice – Prefeito de União do Oeste, Celso Matiello.

"A Direção da Escola de Educação Básica São Luiz, município de União do Oeste – SC, através da APP, CDE, Grêmio Estudantil, Professores e Funcionários, têm a grata satisfação de convidar a população local e regional para a FESTA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO LUIZ – "35 ANOS – CONSTRUINDO CONHECIMENTOS", festa esta em que comemoramos a chegada do antigo ginásio, hoje Educação Básica. Neste dia serão homenageadas pessoas que se destacaram no trabalho e dedicação para que esta unidade de Ensino se fortalecesse e produzisse vínculos que até hoje são relembrados e transmitidos de geração em geração, porque afinal de contas "Ninguém passa pela areia sem deixar sua marca". – Diretora da EEB São Luiz, Elza Gobbi Tessaro.

Programação – Domingo, 05 de setembro de 2010

0h30min – Missa de Ação de Graças – com Frei Neuri e presença do Grupo Italiano "VENETA" de Nova Erechim-SC;

12h – Almoço com venda antecipada de churrasco

13h30min – Solenidades Alusivas à Pátria (Salão Comunitário)

• Ato Cívico com a presença de Autoridades;
  • Homenagem da Primeira Turma de Formandos – Ensino Médio – 1992;
  • Homenagem aos Professores e Funcionários que fizeram história;
  • Apresentação de Músicas Italianas – Grupo Italiano "VENETA"

17h – Matinê com animação: "DEOCLÉCIO E COMPANIA", de Coronel Freitas-SC

PROGRAMAÇÃO NO GINÁSIO "PEDRO IVO CAMPOS":

19h – Show com DJ JUNINHO de São Lourenço-SC;

21h – MATI-BAILE na Animação: "BANDA UNIVERSITÁRIA" de Chapecó-SC;