1ª Conferência Municipal de Saúde Mental fomenta debate de políticas públicas de promoção dos serviços da Atenção Psicossocial

Na tarde desta quinta-feira (07) os municípios de União do Oeste, Águas Frias e Nova Erechim realizaram suas Conferências de Saúde Mental.  O município de União sediou o evento no Centro de Múltiplo Uso, onde cada município representado pelas suas autoridades, representantes da comunidade, conselhos de saúde, profissionais de saúde, educação, assistência, estudantes, gestores de saúde e usuários do SUS, levantaram e discutiram suas propostas.

O debate dos eixos da temática central foi apenas uma das atividades desenvolvidas ao longo da Conferência, que teve a palestra com o professor da Universidade Federal da Fronteira Sul, o mestre em ciências e doutor em enfermagem psiquiátrica, Anderson Funai.

Após a palestra cada município realizou trabalho em grupo, elaborando uma (1) proposta a nível estadual e federal e quantas propostas fossem necessário a nível municipal, destas sendo encaminhadas cinco (5) ao todo para a etapa macrorregional, contudo, as propostas a nível municipal aprovadas em plenária, poderão compor o plano municipal de saúde.

Como acontece nas demais conferências, foram eleitos os delegados que irão representar o município na etapa macrorregional da Conferência Nacional de Saúde Mental, sendo dois representantes governamentais e dois não governamentais, e suplentes para cada um deles.

Entre as autoridades presentes, marcaram presença o prefeito de União do Oeste, Valmor Golo, o prefeito de Águas Frias, Luis José Daga, o prefeito de Nova Erechim, Edilson Ferla e seu vice-prefeito Elói Correia Borges.

O prefeito Valmor agradeceu as autoridades, profissionais da saúde e de outros setores, bem como, os representantes das comunidades, destacando a importância da participação para discutir os modos de cuidar da saúde mental em toda sua complexidade.