Profissionais de União participam de Capacitação “Escuta Especializada”

Nos dias 7 e 8 de março, assistentes sociais e psicólogas da Secretaria de Assistência Social e Saúde de União do Oeste, estiveram participando de capacitação referente ao processo de escuta especializada, com ênfase na entrevista.

 

A capacitação foi proferida pela psicóloga e policial civil Francieli Benjamini, a qual é especialista em avaliação psicológica, com experiência em intervenções grupais, palestras e capacitações relacionadas à temática da violência, e especialista em entrevista investigativa com crianças e adolescentes vítimas de violência.

 

De acordo com a Lei 13.431, de 4 de abril de 2017, a escuta especializada é definida como um procedimento realizado pelos órgãos da rede de proteção, com o objetivo de assegurar o acompanhamento da vítima em suas demandas, na perspectiva de superação das consequências da violação sofrida, inclusive no âmbito familiar.

 

Neste sentido, os profissionais foram orientados a como realizar o acolhimento do relato e os cuidados necessários que devem ser seguidos durante o processo de entrevista. Na capacitação foram transmitidos ensinamentos teóricos e os participantes receberam estímulos para treinar a entrevista de forma prática.

 

Além dos profissionais do município de União do Oeste, também participaram deste momento de formação, equipes dos municípios de Jardinópolis, Águas Frias e Quilombo.