Qualidade da água é garantida em propriedades com fontes Modelo Caxambu

Entre os trabalhos oferecidos junto aos agricultores pelo Governo Municipal, também está sendo realizado através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o auxílio na proteção de nascentes de água com a construção de fontes modelo Caxambu.

O modelo de fonte é uma espécie de filtro, sendo um dos mais baratos para se fazer. Além de não interferir no curso natural da nascente, traz os benefícios de proteger o local e proporcionar uma água de qualidade tanto para os animais quanto para o consumo humano.

O processo para fazer a fonte modelo Caxambu, consiste em observar detalhadamente a nascente de água e com cuidado fazer a devida limpeza do local. Em alguns casos é colocado cal virgem para fazer uma desinfecção da água.  Para a construção é usado pedra e material de concreto.

Conforme o secretário de agricultura e meio ambiente, Moacir Rauber, duas propriedades já foram beneficiadas. São as propriedades de Orlando Jardini em Santo Antônio do Meio, e na propriedade de Angelin Lovatto na Linha Gruta. Moacir destaca que como incentivo a Prefeitura viabiliza os trabalhos de máquinas, os tubos de concreto, e equipe técnica que conta também com profissional da Epagri. “Quem tiver interesse deve solicitar o serviço na secretaria, onde seguimos um cronograma de trabalho para a realização das fontes”, lembra Rauber.

Para o engenheiro agrônomo da Epagri, Delcio Rudinei Bortolanza, os cuidados com as fontes compensam o investimento e garantem água de qualidade. A água é bem de valor inestimável, está intrinsecamente relacionada à sua capacidade de gerar e manter a vida. Todos os seres vivos devem ter direito e acesso garantido. Nesse sentido, deve ser preservada e utilizada com racionalidade. A Secretaria da Agricultura do Governo do Estado (SAR), frente aos problemas de escassez de água enfrentados pelos agricultores, criou uma série de políticas públicas com incentivos para as famílias que queiram investir em captação, armazenamento e melhoria de qualidade da água. Para maiores detalhes sobre as normas de enquadramento, os agricultores podem procurar a Epagri.

A Secretaria Municipal de Agricultura vem conscientizando os produtores rurais para que cuidem da água. Nos últimos dias, devido à estiagem, algumas propriedades passam estão enfrentando problemas. Até o momento a Prefeitura está atendendo cerca de sete propriedades com o abastecimento diário de água e o problema tem sido recorrente em todos os anos.

“A preservação das fontes, bem como, a construção de reservatórios para a captação da água das chuvas, somados ao uso correto e sem desperdício, são ações maravilhosas para a preservação da água”. Todos podem contribuir!  Faça e passe adiante essa ideia!

Dia 22/03/2021  – Dia Mundial da Água