Encontro bimestral traz conhecimento para a qualidade de vida

Nesta semana na tarde de quinta-feira (03), aconteceu no Centro de Múltiplo Uso mais uma reunião bimestral com as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, do município de União do Oeste.

Na oportunidade a Gestora da Política Municipal de Assistência Social Kaciane Fiorese, juntamente com a Assistente Social Dianei Serina, acolheram todos os presentes e fizeram o repasse de informações sobre a importância de cumprir com as condicionalidades impostas pelo Programa, a fim de que o benefício não seja bloqueado ou até mesmo suspenso.

Conforme as profissionais da Secretaria de Assistência Social, o objetivo do encontro também foi o resgate do saber popular e a valorização do consumo consciente de plantas medicinais, além do empoderamento e autonomia dos beneficiários no preparo de medicamentos caseiros para resolver algumas enfermidades.  Para o momento foi contado com o Engenheiro Agrônomo da Epagri de União do Oeste, Aleisson Ludtke, que orientou as famílias em relação ao cultivo de plantas medicinais, dando ênfase na escolha do local, adubação, diversidade no plantio, escolha de sementes e mudas sadias. Destaque também para cuidados com a circulação de animais, com a proximidade às lavouras onde se utilizam agrotóxicos, bem como, com depósitos de lixo.

Na sequência a Farmacêutica da Unidade de Saúde, Elizangela Zanotto, alertou sobre o uso abusivo de medicamentos químicos e orientou sobre o uso de práticas alternativas extraídas de plantas medicinais. Foi realizada orientação sobre técnicas de preparo a diferentes tipos de chás, bem como, as indicações de utilização em diferentes enfermidades.

Após as palestras as famílias participaram de um sorteio de livros com apontamentos fitoterápicos.

Finalizando o encontro houve entrega de kit com mudas de chás e temperos aos beneficiários, distribuição de roupas e calçados provenientes de doação, e coquetel de confraternização.