Projeto “Jovem do Futuro” orienta jovens para o mercado de trabalho

Influenciar e desenvolver aspectos comportamentais e psicológicos nos jovens que encerram o terceiro ano do ensino médio, orientando-os sobre a importância dos valores, ética e desenvolvimento diante do mercado de trabalho, é a base sólida do Projeto Social “Jovem do Futuro”.

Implantado em 2013 numa parceria entre o Governo Municipal de União do Oeste e a empresa W psicologia e Consultoria, da cidade de Quilombo, na última terça-feira (10) foi concluído os trabalhos em mais uma turma da EEB São Luiz, totalizando três anos consecutivos do projeto.

Conforme o coordenador do projeto, o psicólogo Willian de Barros França, da empresa W psicologia e Consultoria, os trabalhos do projeto são executados no período de aula, envolvendo alunos do último ano do segundo grau da EEB São Luiz. Willian destaca que entre os objetivos propostos, está o de desenvolver aspectos ligados a autoestima, dar “luz” as necessidades, escolhas acadêmicas e profissionais dos jovens. “Muitas vezes temos jovens saindo do ensino médio sem saber o que vão fazer, qual o próximo passo a ser dado, que caminho a ser seguido. As vezes eles tem uma idéia errada sobre o futuro, o que buscar, de como trabalhar, ingressar na faculdade, abrir uma empresa, e isso vai deixando eles de certa forma perdidos, inseguros, sem uma direção. É justamente nessas questões que o projeto trabalha, despertando os jovens para suas verdadeiras capacidades, fazendo que criem suas próprias possibilidades diante do novo, visando numa pré preparação de forma organizada e objetiva, o que os mais familiarizados com  a realidade e os desafios que irão encontrar na sociedade. Através do projeto, estive juntamente com a assistente social, Lucivane Matiello, atuando como atores sociais dentro da escola, buscando facilitar essa longa caminhada entre a formação, o estágio acadêmico e a escolha da profissão”, destaca o psicólogo.

Representando a Administração Municipal, o vice-prefeito Celso Matiello lembra que além da preocupação em realizar obras e ações nos diversos setores que atendem a população, é preciso buscar iniciativas que trabalhem o desenvolvimento do ser humano. “Essa parceria com o projeto que foi apresentado pelo William e aderido pelo nosso município, já está dando bons frutos na vida de dezenas de jovens que tiveram a felicidade de participar”, enfatizou Celso.

 

Ouça a Entrevista (Com Willia e Celso. Repórter: Dovaldo Palmorio)