Plano Municipal de Educação aguarda aprovação do Legislativo
O município de União do Oeste através da Comissão Organizadora e Equipe Técnica reelaboraram o Plano Municipal de Educação. O objetivo foi readequar o plano mediante o Plano Nacional de Educação e Plano Estadual, através de suas metas e estratégias, com vigência para os próximos dez anos (2015 – 2025)
Os trabalhos iniciaram no mês de março onde foi formada a comissão e equipe técnica que realizou os trabalhos em etapas. Na 1ª etapa foram analisadas as informações sobre a oferta e demanda educacional no território do município, formulando metas, estratégias e indicadores. Com base nos levantamentos realizados foram avaliados os investimentos necessários para cada meta.
Na segunda etapa foi procurado envolver o poder legislativo para discutir sobre a estrutura do plano municipal de educação, no intuito de alinhar as metas municipais com as metas do plano estadual e nacional de educação
Já na terceira etapa a comissão e equipe técnica esteve reunida com os membros da APP (Associação de Pais e Professores), Conselho Fiscal e Conselho Escolar das escolas da rede municipal de ensino. Nesse dia foram apresentados os trabalhos até então realizados e tratado sobre a reestruturação do plano municipal.
Para envolver também toda a comunidade e ouvir sugestões, foi feita a exposição da versão preliminar do plano municipal de educação. O mesmo esteve disponível no site da prefeitura (www.uniaodooeste.sc.gov.br) para consulta pública, onde as pessoas da comunidade puderam dar opiniões e sugestões. Conforme a Consultora em Educação Básica, Dione Ana Colla a versão preliminar do plano esteve disponível no site até o dia 11 de maio de 2015.
Como também já foi revisado, o projeto de lei está tramitando na Câmara de Vereadores onde o poder legislativo municipal tem prazo até 24 de junho para aprovação conforme previsto na lei nº 13.005/2014.