Conselheiros tutelares participam de Ciclo de Formação

Na segunda-feira (17), os Conselheiros Tutelares e membros do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente de União do Oeste participaram da 2ª Edição do Ciclo de Formação Continuada da Região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc). A capacitação foi realizada em Chapecó.
Durante o encontro, o Conselheiro Tutelar de Faxinal dos Guedes, Valdecir Rodrigues, que atuou como Presidente da Associação Catarinense dos Conselheiros Tutelares do Estado de Santa Catarina (ACCT), orientou sobre a atuação do Conselho Tutelar e a utilização da nova versão do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA) módulo Conselho Tutelar.
O SIPIA é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele fornece dados agregados em nível municipal, estadual e nacional, sendo uma base única nacional para a formulação de políticas públicas no setor.
Durante a atividade foram entregues edições impressas do Estatuto da Criança e do Adolescente aos Conselhos Tutelares e Conselheiros de Direito, em parceria com a ACCT, os quais serão entregues aos representantes do Sistema de Garantia de Direitos do município.