União do Oeste promoveu a 9ª Conferência Municipal da Saúde

A Secretaria de Saúde de União do Oeste realizou a 9ª Conferência Municipal de Saúde, na tarde de terça-feira (28), na sede da Câmara de Vereadores. O tema debatido foi: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia. Participaram servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) e membros da sociedade civil.

No primeiro momento, a consultora em saúde Marli Agostini fez uma explanação dos eixos e de situações adversas no Sistema Único de Saúde. Entre os problemas apontados pela profissional, a ausência do Estado na liberação de cirurgias de alta e média complexidade. “Atualmente, a Secretaria de Saúde de União do Oeste, com o aval da Administração, está bancando essas cirurgias para reduzir a demanda, amenizar a dor e o sofrimento de muitos pacientes”, explicou.

Os participantes tiveram a oportunidade de debater os temas, elencados por eixos centrais. Nas discussões prevaleceu a necessidade do Estado priorizar atendimentos em segmentos como a oncologia, hemodiálise e vacinação. Entre os pontos positivos, a necessidade de continuar o trabalho preventivo, com grupos de hipertensos, diabéticos e gestantes.

A secretária de saúde, Julse Daniel, afirmou que a UBS de União do Oeste conta com profissionais comprometidos em dar o seu melhor, por isso, merecem os parabéns pelo trabalho desenvolvido. “Buscamos melhorar a oferta de serviços com o credenciamento de especialidades em consultas e cirurgias com o objetivo de reduzir o tempo de espera na fila”, explica. Conforme Julse, para ampliar o leque de atendimentos, estão sendo incentivadas as terapias integrativas, como reiki, hidroginástica e auriculoterapia.

Ao representar o Poder Legislativo, o vereador Cristian Teixeira fez uma menção ao reconhecimento do atendimento da equipe da saúde, conquistado no programa do Ministério da Saúde Previne Brasil 2022. “Alcançar o 4º melhor atendimento na saúde pública de Santa Catarina é uma conquista enorme, estão de parabéns. A Conferência de hoje, é importante para trabalhar para manter esse índice ou até mesmo melhorar”, enfatiza o vereador.