Segurança nas escolas é tema de capacitação com major da Polícia Militar

Nesta terça-feira (30), os profissionais do Centro de Educação Infantil Pingo de Gente, Escola Reunida Municipal Ângelo Soletti e EEB São Luiz participaram de uma capacitação aplicada por agentes da Polícia Militar. A intenção é construir um Plano de Ação Emergencial nas escolas, localizadas na cidade de União do Oeste.

A capacitação foi realizada pelo major do Batalhão da Polícia Militar de Chapecó Rafael Antônio da Silva. As orientações repassadas têm por objetivo evitar novos eventos críticos como os ocorridos em Saudades e Blumenau.

O protocolo ensinado aos participantes da capacitação recomenda três atitudes básicas: de fuga, de se esconder e de lutar. “São situações que quando tomadas em casos reais, ajudam a salvar vidas”, constata o major.

Durante o encontro houve a abertura de um espaço para o debate. Conforme o policial militar, algumas ideias podem ser levadas para discussão e estudadas, de modo que sejam replicadas para ajudar a garantir mais segurança para todos, no ambiente escolar.

A secretária de educação de União do Oeste, Elza Tessaro, falou da relevância de passar instruções sobre como se portar em situações de violência nas escolas. “Entre as lições aprendidas, que devemos agir o mais rápido possível e de forma adequada para salvar vidas. Em nosso município foram tomadas medidas de segurança, nas unidades de ensino da Rede Municipal, com a contratação de vigias para monitorar o ambiente escolar e ajudar a proteger nossos alunos”, relata a secretária.