Produtores de leite participam de capacitação sobre pastagem perene

O município de União do Oeste foi sede da aula inaugural do curso Intermunicipal em Pecuária Leiteira. O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (28), na sede da Câmara de Vereadores, com a presença de 29 bovinocultores de leite dos municípios de União do Oeste, Irati, Jardinópolis, Quilombo e Santiago do Sul.

Neste primeiro encontro, a palestra foi proferida pelo coordenador estadual do Programa Pecuária da Epagri Carlos Mader. A temática do curso abrange a produção de leite com base de pastagens perenes de verão.

Conforme a engenheira agrônoma da Epagri e responsável do Programa Pecuária Seliane Pierozan, no decorrer do curso serão abordados temas diversos com o objetivo de incentivar uma produção de leite rentável, com base na pastagem perene. “Vamos abordar do melhoramento da pastagem, da infraestrutura da propriedade, do planejamento forrageiro, da criação de bezerras, da qualidade do leite, da nutrição animal até a questão de acompanhamento técnico econômico”, constata.

Haverá um encontro mensal, descentralizado por município, e a equipe da Epagri fará o acompanhamento técnico nas propriedades para encaminhar os planejamentos necessários para melhoria do sistema de produção. “O objetivo disso é realizar o acompanhamento técnico econômico da propriedade para o agricultor conhecer qual é o custo de produção do litro de leite, a produtividade de leite por hectare, qual são os índices técnicos e econômicos, buscando ter uma produtividade equilibrada e uma rentabilidade da atividade leiteira”, explica.

Na abertura do evento, o Governo Municipal de União do Oeste foi representado pelo secretário de administração Marcos Vidmar e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo médico veterinário Tiago Giovanoni.