Produtores de aves recebem orientação da Cidasc

Na tarde desta quarta-feira (22) avicultores e produtores rurais de União do Oeste participaram de uma orientação sobre Influenza Aviária, na sede da Câmara de Vereadores. O trabalho de transmissão de informação foi feito pelo médico veterinário da Cidasc  de Quilombo Leandro Hillesheim. O prefeito Valmor Golo, o secretário de agricultura Moacir Rauber, a secretária de saúde Julse Daniel e a médica veterinária do Icasa Luciane Vide participaram da atividade.

Inicialmente, o profissional explicou que a Gripe Aviária é uma doença viral altamente contagiosa em aves silvestres e domésticas. Até o momento não foi registrada a doença no Brasil, porém, existe há anos em países europeus e na América do Norte.

Entre os sinais clínicos de contágio de uma ave estão: alta taxa de mortalidade, depressão intensa, sinais respiratórios e neurológicos, tosse, espirro e diarreia. “As aves migratórias podem apresentar infecção, sem adoecer ou, muitas vezes, recuperam-se e continuam infectantes o que lhes permite transportar o vírus a longas distâncias”, explica Hillesheim.

Caso ocorra o registro de algum caso em Santa Catarina, afetará a economia local. O Estado conta com 18 estabelecimentos de abate de aves, sendo o segundo maior produtor e exportador de carne de frango do Brasil. São abatidas mais de 850 milhões de aves por ano.

A Cidasc conta com um plano de ações preventivas para evitar a doença no Estado. Se for registrado algum caso, medidas imediatas são tomadas, conforme protocolo regulamentado para evitar a disseminação no vírus.

O médico veterinário Hillesehim orientou os avicultores para seguirem, com rigor, as normas de segurança sanitária nos aviários. “Não temos o controle das aves silvestres, porém, podemos evitar o contato com as aves domésticas. Toda prevenção é essencial para evitar a Influenza Aviária”, salienta.

No final do encontro foi composta a Comissão Municipal de Saúde Animal com a finalidade de apoiar o serviço de defesa agropecuária.