Hábitos saudáveis em cena

A preferência por doces, salgadinhos e outras guloseimas é comum entre a maioria das crianças. No entanto, se consumidos sem moderação, esses alimentos podem causar problemas à saúde. Com a intenção de fornecer subsídios aos professores de artes e às nutricionistas que atuam no ambiente escolar para a criação de ações interativas, didáticas e culturais e, consequentemente, melhorar os hábitos alimentares dos alunos, os colegiados de Secretários Municipais de Educação e de Nutricionistas da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) promoveu, nessa semana, uma capacitação em Teatro com a participação desses profissionais.

As responsáveis pela ação, a nutricionista Cristina Santos de Castro e a assessora em educação da Amosc Locenir de Moura, explicam que a ideia surgiu da necessidade dos nutricionistas em desenvolver ferramentas para trabalhar a educação alimentar e nutricional nas escolas municipais. Aliada a essa necessidade também ocorreu a solicitação dos professores de artes para que o setor de educação da Amosc fizesse uma oficina de teatro.

Com carga horária de 16 horas, o curso foi ministrado pela licenciada em teatro e Secretária de Cultura do Município de Formosa do Sul, Daiane Frigo, que abordou conteúdos como introdução ao teatro: do jogo à representação; o que é teatro; teatro e suas origens; a criança e a expressão dramática; do faz de conta à representação teatral; a pedagogia do espectador; jogos teatrais e improvisação; teatro e nutrição: a interação interdisciplinar; teatro didático; e análise do texto teatral.

Daiane aliou a teoria do teatro à prática. A oficina encerrou com a apresentação da peça teatral: "As aventuras da Palhacinha Come-Come contra o Capitão Fritura", com a Trupe da Aventura. A peça é de autoria da própria instrutora que disponibilizou os direitos autorais aos municípios da Amosc, desde que não sejam cobrados ingressos para o espetáculo.

"Foi possível perceber que o conteúdo repassado atendeu as expectativas dos participantes e facilitará a construção de peças teatrais nas escolas, que servirão como uma ferramenta didática para transmitir conceitos importantes aos alunos, especialmente, relacionados aos benefícios da alimentação saudável", disse Daiane

A professora de artes de Nova Itaberaba, Simone Nalin, disse que todo o conteúdo visto na capacitação tem uma proposta interessante, possível de ser aplicada e condiz com a realidade das escolas. "Sem dúvida, vai enriquecer o trabalho interdisciplinar", ressaltou.

Participaram da capacitação, profissionais dos municípios de Águas de Chapecó, Águas Frias, Caxambu do Sul, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Irati, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Planalto Alegre, Quilombo, Serra Alta e União do Oeste.

MB Comunicação