Programa PAA realiza última entrega do ano de 2012

Na manhã da última quarta – feira (19) foi realizado o encontro com famílias fornecedoras de produtos agrícolas e famílias beneficiadas com as cestas de produtos do Programa PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), sendo a última entrega de cestas de alimentos neste ano de 2012.

O evento aconteceu no Centro de Múltiplo Uso contando com a participação também de representantes da Cooperafle (Cooperativa Regional dos Agricultores Familiares), do Sintraf (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) grupo de idosos Frei Ervino, da Epagri, da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de União do Oeste.

Os recursos utilizados no programa são do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), vindos através da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento). Como parceiros na execução de tal projeto na região, além da Cooperafle o PAA conta com o apoio do Sintraf de Coronel Freitas e Região, da Cresol e das Prefeituras dos municípios de abrangência.

Conforme o presidente da Cooperafle, Adaiano Machado, o PAA faz a compra dos produtos dos agricultores e doa para entidades beneficentes, prestadoras de serviços sociais e famílias carentes pré – cadastradas. Com isso, segundo Machado, está sendo possível ajudar a melhorar a renda e a qualidade de vida de quem produz, bem como, proporcionar auxílio às entidades e famílias que mais precisam. Lembra que o projeto teve sua aprovação no final de 2011 e já passou a ser executado no início deste ano de 2012.

Trabalho Especial com Produtores e Beneficiados – Ainda segundo Adaiano Machado, conforme acontece em União do Oeste, além da compra de produtos dos agricultores e a doação desses produtos às entidades e famílias, também se adapta nessa ação um trabalho em conjunto com a secretaria municipal de agricultura e a Epagri, visando melhorar cada vez mais a qualidade do produto entregue pelo agricultor. Da mesma forma a parceria com o setor municipal de assistência social, visando um trabalho voltado à qualidade de vida das famílias e entidades beneficiadas, como por exemplo, a participação em cursos de formação.