Projeto “Dança, Planta e Colhe Arte”

Através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, a Administração Municipal de União do Oeste desenvolve o Projeto "Dança, Planta e Colhe Arte". As aulas de dança são realizadas todas as terças – feiras envolvendo mais de 100 alunos de seis ( 6 ) a mais de 60 anos de idade, sob a coordenação da professora Ana Paula Marsaro, da cidade de Quilombo/SC.

Com o objetivo de atingir praticamente todas as idades, as aulas são ministradas em vários horários e com os mais variados estilos, entre eles o estilo livre, a dança de salão e a dança de rua.

Conforme a professora Ana Paula, na dança é trabalhada a parte esportiva e também a cultural. Na parte esportiva é desenvolvida a força, resistência física, coordenação, lateralidade e equilíbrio. Já na parte cultural, por a dança ser uma arte, ela desenvolve a auto – estima, auto – confiança, emoções, sentimentos bons e alegres, além de convívio social entre os colegas praticantes.

O prefeito Everaldo Luis Casonatto lembra que, investir na cultura é investir na educação e nos bons costumes de um povo. Destaca que, além dos benefícios proporcionados para cada participante, as aulas de dança vêm trabalhando o despertar de novos talentos, bem como, preparando grupos para futuras apresentações e participações em festivais locais e regionais de dança, a exemplo do grupo de dança da terceira idade que já está colhendo importantes resultados.