União do Oeste terá ponto de atendimento da Receita Federal

Com a intenção de prestar serviços essenciais a toda comunidade, o município de União do Oeste juntamente com a Receita Federal do Brasil lançou na última quarta-feira (22), o Ponto de Atendimento Virtual (PAV), que consiste em um espaço estruturado pelo município para prestação de serviços da Receita Federal do Brasil.

O trabalho acontecerá através da recepção e digitalização de documentos por servidores do município e envio por processo digital para servidores da Receita Federal. Assim, União do Oeste passa a oferecer acesso a serviços do órgão federal como, auxílio no atendimento presencial e online e formalização da demanda do contribuinte, além do encaminhamento para uma equipe de retaguarda da Receita Federal para análise e operacionalização. Após este processo, o resultado da análise destes serviços retorna ao município para que deem ciência ao contribuinte.

Considerado um momento significativo para União do Oeste e toda a região, o evento ocorreu de forma virtual. Contou com a participação de autoridades locais como o prefeito Valmor Golo, o vice-prefeito Vinícius Picolotto, o chefe de gabinete Helias Alves, e o presidente do Legislativo Municipal, Cristian Teixeira. Além das autoridades representantes da Receita Federal do Brasil, estando no ato:

– Thiago Rodrigues Ultra Soares, Auditor Fiscal, Delegado Adjunto da Receita Federal do Brasil em Joaçaba/SC.

– Ernani Braz Werlang, Analista Tributário, Agente da Receita Federal em São Miguel do Oeste/SC.

– João Vitor Batista Kury, Analista Tributário Chefe da Equipe de Supervisão de Atendimento.

– Cristiane da Costa e Silva, Analista Tributária, Agente da Receita Federal em Chapecó/SC.

Para o prefeito Valmor Golo, o lançamento significa um passo a mais dado pelo município em parceria com o órgão federal e contribui não só para a população de União do Oeste, mas também para municípios vizinhos, já que até o momento a unidade da Receita Federal mais próxima situa-se em Chapecó. “Agora com o  PAV vai evitar que os munícipes façam estes deslocamentos e além disso, conseguimos promover a inclusão da população menos favorecida que não tem acesso aos serviços disponibilizados no site”, salientou o prefeito.

Conforme o Auditor Fiscal e Delegado Adjunto da Receita Federal em Joaçaba- SC, Thiago Rodrigues Ultra Soares, foi um momento de alegria inaugurar mais um Ponto de Atendimento Virtual.  “O PAV tem se mostrado uma iniciativa de sucesso em todos os locais em que foi instalado e a administração de União do Oeste entendeu a importância desse serviço para a comunidade e se dispôs a abraçar essa iniciativa”, afirmou Thiago.

As servidoras municipais responsáveis pelo atendimento do PAV em União do Oeste são: Marlene Pogorzelski e Andréia Santa Catarina Calegari. Entre os serviços que poderão ser encaminhados pelas servidoras do PAV por meio de juntada de documentos a processo digital para equipes de servidores da Receita Federal estão:

CAEPF – Cadastro de Atividades Econômicas (Inscrição, Alteração, Baixa e Cancelamento)

CAFIR – Cadastro Fiscal de Imóveis Rurais (Inscrição, Alteração, Cancelamento ou Reativação)

Consulta Pendência Fiscal relativas a Pessoas Físicas, Microempreendedor Individual (MEI) e Imóvel Rural

Consulta Pendência Malha Fiscal Pessoa Física

Cópia de Processo (exceto para Pessoas Jurídicas tributadas pelo Lucro Real, Presumido ou Arbitrado)

Cópia Declaração e Recibos para Pessoa Física – DIRPF, DIRF Beneficiário e DITR

CPF – Comprovante de Inscrição, Inscrição, Alteração e Regularização