Secretaria de Saúde busca zerar fila de espera para atendimentos fora do município

Secretaria de Saúde busca agilizar e zerar fila de espera para atendimentos fora do município

 

Conforme reunião realizada na quarta-feira (13/01) com o CMS – Conselho Municipal de Saúde, a Secretaria de Saúde deixou os membros a par da situação em relação aos exames, consultas e demais procedimentos que são efetuados fora da Unidade de Saúde, através do SUS e convênios firmados. Através de um levantamento geral feito recentemente, foi possível saber os números de encaminhamentos que já estão lançados no Sistema de Regulação SIS-REG, e também os que não estavam lançados. Conforme levantamento, inúmeros procedimentos que foram solicitados pelos pacientes, estavam fora do sistema.

 

A secretária de saúde, Julse Daniel, destaca que tal demanda reprimida ( num total aproximado de 489 sendo em exames de  imagem e alta complexidade , consultas em especialistas e procedimentos cirúrgicos) agora estão  sendo todos lançados no SIS – REG e  estarão sendo agendados nos próximos dias. Para cumprir com tais agendamentos foi solicitado mais motoristas para a Administração Municipal. Segundo a secretária, os encaminhamentos serão efetuados via SUS e CIS – AMOSC para agilizar os atendimentos. “Vale lembrar que o valor gasto com o CIS-AMOSC poderá ultrapassar a cota estipulada mensalmente, até regularizar a fila de espera”, informou Julse.

 

Na oportunidade a secretária Julse, também informou aos membros do CMS quanto ao atendimento hospitalar fora do município. Segundo ela, a princípio continua em Pinhalzinho até  que seja reavaliado a melhor proposta, de custo e benefício a população, tendo a possibilidade de migrar para Quilombo.