Município lança o Programa de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose

Com o objetivo de incentivar a certificação de propriedades como livres de doenças ou monitoradas, o município de União do Oeste lançou na terça-feira (18) durante o Seminário Municipal sobre Brucelose e Tuberculose, o Programa Municipal de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose.

Com o slogan “Proteja Você e Seu Rebanho”, o programa tem a finalidade de buscar a certificação das propriedades do município, reduzindo assim os riscos à saúde pública e proporcionando condições para ter produtos de origem animal com diferencial de qualidade e maior valor agregado.

Realizado no Centro de Múltiplo Uso, o Seminário contou com a presença de autoridades municipais, representantes de entidades, profissionais da saúde e agricultura, bem como, um público formado principalmente por produtores rurais.

O evento contou as palestras do médico veterinário do Departamento Regional da CIDASC de São Lourenço do Oeste, Milton Kasper, e das profissionais da Unidade de Saúde do município de Flor do Sertão – SC, a secretária de saúde Maristela Valler e a técnica de enfermagem Andréia Dall agnol.

Após as palestras a equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de União do Oeste, falou sobre o funcionamento do Programa Municipal de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose, momento em que o público pode tirar dúvidas e saber dos benefícios ao aderirem ao programa. Representando a CIDASC da região de Quilombo, o médico veterinário Odirlei facchi destacou a importância do combate e erradicação das doenças nas propriedades, colocando – se à disposição para auxiliar o município nas ações do programa implantado.

Conforme o secretário de agricultura Paulo Gonçalves Soares, a equipe da secretaria estará à disposição para orientar e dar todo o suporte para os produtores aderirem ao programa, realizarem os exames dos animais, fortalecer os trabalhos de monitoramento e erradicação das doenças em suas propriedades.

Para o secretário de saúde Vitório Gubert, tal programa implantado também vem beneficiar a saúde pública, evitando que casos de brucelose possam acontecer no ser humano.

Importante:

Transmissão nas Pessoas:

• Consumo de leite cru e queijo contaminado;
  • Auxílio em partos sem proteção adequada;
  • Contato com placentas e líquidos fetais;
  • Contato com vísceras contaminadas.

Presentes no Seminário o prefeito Celso Matiello e o vice-prefeito Fábio Antônio Agostinetto, destacam que é preciso investir também na prevenção das doenças sendo que, ao mesmo tempo que o programa implantado cuida da saúde do rebanho bovino, dará segurança e qualidade nos produtos consumidos pelas pessoas. “Além da saúde e qualidade de vida animal e humana, o nosso município vai agregar valor na produção animal que comercializa”, lembra o prefeito.

O Programa “Proteja Você e Seu Rebanho”

Como o produtor pode participar:

• Solicitar para a CIDASC o requerimento de Certificação de Propriedade;
  • Agendar com médico veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA);
  • Ter todo o rebanho em dia com todos os animais brincados

Benefícios:

• O produtor que realizar os exames de Brucelose e Tuberculose no seu rebanho, receberá um auxílio financeiro no exame para cada animal ( Pagamento do auxílio mediante apresentação do laudo dos exames dos animais em nome do beneficiário, emitido pelo profissional habilitado)

Mais informações na Secretaria Municipal de Agricultura com o médico veterinário Tiago Giovanoni.