União do Oeste recebe novo equipamento para a segurança pública

Nesta quarta-feira (14), a Polícia Militar de União do Oeste, recebeu dispositivo elétrico incapacitante, pistola Spark, armamento não letal.

Conforme o Comandante, o Sargento Dalponte, policiais já haviam passado por capacitação técnica, no intuito de estarem aptos na utilização do novo armamento, o qual foi adquirido através da parceria realizada entre a Prefeitura Municipal e Polícia Militar.

Na ocasião, a entrega simbólica da arma foi realizada no gabinete do prefeito Celso Matiello, contando com a presença do comandante Dalponte e do chefe de gabinete, Pedro Trentin.

A nova arma elétrica emite ondas com atuação direta sobre o sistema nervoso central, causando contrações musculares e desorientação mental. Por ser um dispositivo de ação dupla evita acionamento acidental e dispara dois dardos – com carga elétrica de 50 mil volts/2,8 miliamperes – capazes de neutralizar sem causar lesão permanente ou morte. Possui munições disponíveis para alcance de seis, oito e dez metros, mira a laser, cartucho com trava de proteção, memória digital interna, com hora e data dos disparos efetuados e porta USB para captura de dados armazenados na arma relativos ao seu funcionamento.

A compreensão do conceito não-letal permite que os órgãos que garantem a segurança, disponham de equipamentos cada vez mais sofisticados, eficazes e precisos, que, juntamente com os armamentos convencionais, tornando as missões bem-sucedidas.