PLAMCON será implantado em União do Oeste

Buscando facilitar a agilizar os trabalhos prestados numa eventual situação de emergência no município, prezando pela segurança, socorro e bem-estar das pessoas eventualmente afetadas, com vistas à reestruturação e reorganização do cenário afetado, sem causar maiores danos ao ente público e população atingida, é que o governo municipal através de sua equipe técnica e membros COMDEC – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, elaborou o Plano Municipal de Contingência (PLAMCON).

O PLAMCON foi apresentado nesta terça-feira (16) para pessoas nomeadas para serem integrantes do plano, cada qual representando um setor público ou setores da sociedade civil.

O plano prevê atuações e sempre será acionado quando houver intempéries como vendavais, estiagem, enchentes, chuvas de granizo e enxurradas no município de União do Oeste.

Conforme a Coordenadora Municipal da Defesa Civil, Suélem Dal Santo Tessaro, o PLAMCON foi desenvolvido a partir da análise das avaliações e mapeamentos de riscos efetuados e dos cenários de riscos identificados como prováveis e relevantes caracterizados como hipóteses de desastres. Também foram considerados alguns pressupostos para o planejamento, que são premissas adotadas para o plano e consideradas importantes para sua compreensão e utilização.

Segundo Suélem, além da primeira reunião realizada na terça (16) para esclarecimento e ciência do plano junto aos membros, já está marcada para o dia 26 de maio uma reunião para discussão e aprovação do plano. Conforme Suélem estará presente o coordenador regional de Defesa Civil, Clair Bazi, para possíveis esclarecimentos.  “A próxima etapa será por conta do executivo municipal que estará encaminhando para a câmara de vereadores, um projeto de lei referente ao plano, a fim de ser aprovado pelo legislativo, tornando o PLAMCON instituído por lei municipal”, destaca Suélem.

Ouça e entrevista com a coordenadora Suélem (AUDIO ENTREVISTA) – Reportagem de Dovaldo Palmorio.