Atletas de badminton participam de palestra sobre alimentação

Na manhã de segunda-feira (13) atletas da oficina de badminton, juntamente com a monitora e instrutora Teonila Conte Vicenzi Casonatto, participaram da palestra sobre alimentação. Sob a coordenação da nutricionista do município, Catiane Zamarchi, as orientações e informações repassadas aos alunos, buscaram conscientizar e alertar sobre a importância da alimentação saudável também para a prática das atividades esportivas. Conforme a nutricionista, durante a prática esportiva o indivíduo perde uma grande quantidade de líquido e gasta bastante energia, os quais devem ser repostos após as atividades e ao longo do dia também através de uma alimentação saudável e equilibrada.

 

Segundo Catiane, a nutrição é fator essencial na manutenção da saúde. Os hábitos alimentares, ou seja, os tipos de alimentos escolhidos pelas pessoas para fazer parte de sua dieta diária, bem como, o modo de prepará-los, são de grande importância. Destaca que uma das preocupações é em relação aos alimentos industrializados, onde o consumo exagerado está lavando ao crescimento da obesidade e o aumento de doenças entre os adolescentes. Lembra que os pais também devem colaborar e estarem comprometidos com a saúde dos filhos, pois, é em casa que a criança passa a maior parte do tempo e faz as principais refeições. “A alimentação assim como a higiene e a atividade física, devem ser orientadas e acompanhadas desde os primeiros anos de vida da criança, conduzindo-a para um viver saudável em todas as fases de sua vida”, enfatizou a nutricionista.

 

Presente na palestra a diretora municipal de educação, Lúcia Steffens Soletti, destacou que esses momentos complementares de conhecimento e orientações, também enriquecem e contribuem para o crescimento das crianças, uma vez que, a saúde é o principal bem que cada ser humano deve ter e preservar.