Destino correto do lixo reduz risco de poluição na propriedade

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de União do Oeste tem incentivado a seleção do material reciclável no interior. Nesta segunda-feira (27), o caminhão da empresa contratada passou pelas estradas gerais, em todas as comunidades, e fez o recolhimento do material descartado pelos agricultores.

Foram coletados: plástico, ferro, alumínio, objetos inutilizados, todos com potencial de reaproveitamento. Conforme o secretário de agricultura e meio ambiente, Moacir Rauber, dar o destino correto para o lixo ajuda a proteger o meio ambiente e melhora as condições de limpeza na propriedade rural.

A coleta de hoje foi a última realizada em 2023. As famílias do interior devem continuar fazendo a seleção, porque no próximo ano, essa iniciativa retorna. “Devemos fazer a nossa parte, ao invés de queimar ou enterrar o lixo, é importante dar um destino de reaproveitamento a essa matéria-prima. Somos todos responsáveis em cuidar do meio ambiente”, enfatiza.

O secretário lembra que o destino incorreto do material descartável pode afetar fontes de água, poluir o solo e o ar. “Prejudica diretamente à saúde das pessoas, por isso, a importância de reciclar. A Secretaria de Agricultura tem dado esse apoio com a coleta permanente e vamos continuar incentivando a reciclagem”, finaliza o secretário Rauber.