Crianças da Escola Ângelo Soletti conhecem Moinho Colonial
Os 34 estudantes do 5º ano matutino e vespertino da Escola Reunida Municipal Ângelo Soletti de União do Oeste participaram de um passeio de estudo, no dia 9 de março. Foram conhecer o Moinho Colonial Cooperleiti de Irati, onde foram recebidos por Laertom Luza presidente da Cooperativa e o funcionário Adair Ivan Silva.
O tema trabalhado foi sobre nutrientes e alimentação saudável, produtos in natura, processados e ultraprocessados. Entre os objetivos da excursão, reforçar e aprimorar os conteúdos trabalhados em sala de aula, conscientizar e estimular o consumo de alimentos naturais e conhecer o processo que passam certos alimentos para depois chegar à mesa, sem o uso de conservantes.
No moinho, as crianças conheceram o processo rudimentar para descascar o arroz, moer o milho e o trigo. Elas receberam instruções de como é o processo industrial para produzir a farinha de trigo e de milho.
Conforme a diretora da escola Eliane Pertusatti, os passeios escolares são eventos de turismo pedagógico que consolidam o aprendizado em sala de aula. “Por mais simples que uma saída de estudo seja, não importa sua duração ou distância, se for bem planejada, estará oferecendo integração, independência, organização, sociabilização, conhecimento, além da vivência”, explica.
São essas vivências que acontecem fora das paredes escolares, possibilitando ao estudante acompanhar na prática o que antes estava só nos livros e informações transmitidas pelo professor. “Conhecer como acontece o processamento de alguns alimentos que fazem parte do dia a dia de todos, é uma experiência apreciável pelos alunos e professores. Há estudantes que desconheciam o trabalho realizado no moinho e só conheciam o produto embalado e exposto em prateleiras de supermercado”, explica a diretora Eliane.